Deputados estudantes concluem o curso de qualificação

Imagem: Deputado Professor Rinaldo participou do encerramento da semana de qualificação.
Deputado Professor Rinaldo participou do encerramento da semana de qualificação.
11/05/2012 - 11:15 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Eleitos entre escolas públicas e particulares, os deputados estudantes e suplentes passaram por uma semana de qualificação, com seminários nos períodos matutino e vespertino.

Nesta sexta-feira (11/5), os novos integrantes do Parlamento Jovem tiveram uma palestra com o deputado Professor Rinaldo (PSDB), que falou sobre democracia e a importância da consciência política, além das leis de sua autoria. Os deputados estudantes também tiveram oportunidade de fazer perguntas ao parlamentar.

“Passei um pouco da minha experiência para eles. Esse projeto é maravilhoso até porque nós no Estado estamos carentes de pessoas que se interessem pela política. Vejo o político como um sacerdote. Nada é mais gratificante do que falar com essa juventude que é o futuro”, afirmou Rinaldo.

Em seguida, eles apresentaram projetos de lei. Anderson Alves, de 17 anos, apresentou a proposta de garantir a gratuidade da carteira de estudante para todos os alunos das escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul. “Hoje a carteira custa cerca de R$ 15. É muito para algumas famílias”, frisou.

Aluno da Escola Estadual Arthur de Vasconcelos, Anderson aprovou a oportunidade de conhecer mais sobre a atividade parlamentar. “A iniciativa é muito boa porque dá uma visão melhor da política”, disse.

Já o suplente Vitor Hugo Fabrício Godoy, que completa 16 anos neste sábado (12/5), considera o curso uma oportunidade única, que deve ser multiplicada para mudar completamente a interpretação das pessoas sobre a política.

Ele apresentou a proposta de incluir aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na grade curricular das escolas. O projeto nasceu porque Vitor Hugo tem um primo surdo, que depende de um intérprete para falar com o professor. “A partir das aulas isso iria gerar comunicação direta entre o professor e o aluno e também entre os alunos surdos e não surdos”, ressaltou.

Durante a semana de qualificação, os deputados tiveram palestras com vários deputados, diretores e técnicos. Em sua 3ª edição, o Parlamento Jovem é uma oportunidade para estudantes viverem situações reais da atividade parlamentar.

"Eles saem daqui com uma nova consciência e o ensinamento à flor da pele. A partir de então, podem surgir líderes, grandes políticos e profissionais", enfatizou Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, responsável por coordenar o programa.

O Parlamento Jovem foi criado por meio de uma resolução do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR). Os deputados estudantes aprendem a elaborar projetos de lei e os ritos da Assembleia Legislativa. As propostas deles podem ser apadrinhadas pelos parlamentares estaduais e virar leis.'
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.