Assembleia se engaja em ações por trânsito humano e seguro

Imagem: Assembleia deu pontapé inicial por meio de várias ações, como caminhada com 10 mil pessoas no ano passado.
Assembleia deu pontapé inicial por meio de várias ações, como caminhada com 10 mil pessoas no ano passado.
11/05/2012 - 15:46 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

Em 2011, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abraçou intensamente a causa do trânsito e, em conjunto com várias entidades, desenvolveu diversas ações de conscientização na Capital, que culminaram em uma grande passeata com mais de dez mil participantes. O engajamento continua em 2012 e, em agosto, o Legislativo promove a Semana Estadual de Conscientização da Responsabilidade no Trânsito. A data foi instituída por meio da lei 4.061, de autoria do presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB).

Com o objetivo de tornar mais seguras as ruas da Capital, a lei 4.061 prevê uma semana de atividades com a finalidade de despertar, na comunidade, a consciência sobre a responsabilidade individual e coletiva relativa ao trânsito.

De acordo com o autor da lei, a programação será elaborada por uma Comissão Especial integrada por representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).

“Infelizmente, ainda há muita irresponsabilidade no trânsito. Motoristas ignoram as mais elementares normas de convivência humana. O Poder Legislativo não pode assistir inerte a repetição diária de um quadro que traz preocupação e indignação à nossa sociedade”, afirma Jerson, sobre o alto índice de acidentes na Capital.

Ocorrências - Números da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) revelam que em 2011 ocorreram 131 mortes no trânsito de Campo Grande. Desse total, 82 foram de motociclistas, 21 de ciclistas, 17 de pedestres, 7 de passageiros e 4 de condutores. Só em abril deste ano já foram 32 mortes.

No ano passado, entre os dias 21 e 27 de agosto, a campanha "Paz no Trânsito - Uma lição de amor à vida” marcou a luta pela preservação de vidas nas vias de Campo Grande. A iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com diversas instituições públicas e privadas buscou conscientizar milhares de pessoas por meio de uma série de atividades, entre elas a abordagem de veículos, adesivagem nas principais avenidas da Capital, lançamento de livros infantis sobre o tema, palestras em salas de aula e, por fim, uma passeata que levou mais de dez mil pessoas para as ruas centrais da cidade.

Para o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), tenente-coronel Alírio Villasanti, o Legislativo exerce um papel relevante no processo de conscientização da população. “Esse envolvimento provocou o despertar da sociedade que passou a discutir abertamente a questão. Todos se conscientizaram que a luta não é apenas da família ou do amigo que perderam pessoas queridas no trânsito, mas que a causa atinge a sociedade como um todo”, ressalta.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.