Evento comemora 10 anos do Conselho de Despachantes de MS

Imagem: Sessão solene foi realizada no plenarinho Deputado Júlio Maia.
Sessão solene foi realizada no plenarinho Deputado Júlio Maia.
11/05/2012 - 21:41 Por: Kelisson Oiveira    Foto: Giuliano Lopes

Uma sessão solene na Assembleia Legislativa, realizada na noite desta sexta-feira (11/5), marcou os dez anos do CRDD/MS (Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas de Mato Grosso do Sul). O evento foi proposto pelo deputado Marcio Fernandes (PtdoB), que em abril apresentou um projeto que estabelece o dia 27 de julho como o Dia do Despachante Documentalista.

A classe dos despachantes documentalistas foi oficialmente reconhecida somente no ano de 2002 por meio da lei 2.410. A homenagem foi realizada no plenário Deputado Júlio Maia da Casa de Leis. Foram homenageados 26 despachantes, que receberam o Diploma de Honra ao Mérito.

"Uma homenagem justa a essa categoria tão importante para o nosso Estado, que agora oficialmente completa dez anos de existência. Eu também sou despachante e faço parte dessa categoria desde 1997. Estou aqui como representante da categoria e me sinto muito orgulhoso em poder hoje estar homenageando meus colegas despachantes", ressaltou o deputado Marcio Fernandes.

Para o despachante Manoel Eduardo Sábio, a homenagem é um reconhecimento do trabalho ao longo dos anos. Por esse motivo, se sente prestigiado pela sociedade, principalmente pelo deputado Marcio Fernandes, que propôs a sessão solene.

Sebastião José da Silva, presidente do Sindespms (Sindicato dos Despachantes Documetalistas no Estado de Mato Grosso do Sul), frisou que "a homenagem é uma alegria até porque o nosso conselho é o primeiro do Brasil. Hoje, o CRDD/MS é um exemplo para o país. A categoria vem se desenvolvendo por muito tempo. Brigamos pela regulamentação da categoria por cerca de 30 anos, então hoje é uma festa para todos comemorarem".

Ao todo, 260 profissionais compõem o conselho no Estado, cuja função é normatizar e fiscalizar essa atividade. Para o presidente do CRDD/MS, Carlos Alberto Peres Lopes, a solenidade é de grande importância porque a categoria ainda é pequena, mas tende a crescer cada vez mais.

“Eu acho que nós temos que valorizar a categoria, afinal, são dez anos de trabalho e luta. Vencemos as dificuldades e agora estamos nos preparando para renovar de uma forma mais ampla através de uma proposta de reciclagem, e por meio de um curso preparatório para os novos despachantes pretendentes”, enfocou Peres Lopes.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.