Tecnologia de ponta da UEMS é destaque mundial, diz professor

Imagem: Pesquisador fez um trabalho sobre metais, que foi inserido no cadastro da Nasa.
Pesquisador fez um trabalho sobre metais, que foi inserido no cadastro da Nasa.
17/05/2012 - 12:03 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A capacidade e o potencial da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) na geração de tecnologia de ponta foi o assunto abordado pelo professor e pesquisador Armando Cirilo de Souza, durante a sessão desta quinta-feira (17/5).

Na área da Ciência e Tecnologia de Materiais, Armando fez um trabalho sobre metais para o desenvolvimento de novos equipamentos, que foi inserido no cadastro da Nasa.

“Nossa pesquisa contribui para diversas aplicações do nióbio e suas ligas, principalmente nas indústrias aeroespacial, aeronáutica, automobilística, naval e usinas nucleares”, informou.

De acordo com o pesquisador, o Brasil lidera o cenário mundial na oferta de nióbio, atingindo uma participação de 92,4% da produção mundial. “Por isso, a importância da nossa pesquisa. Estamos aqui para destacar a capacidade e importância da UEMS em gerar tecnologia de ponta. Temos levado o nome de Mato Grosso do Sul para o mundo”.

O nióbio é um metal refratário, com excelentes propriedades mecânicas de rigidez, dureza, leveza, estabilidade térmica, estabilidade química, resistência à corrosão, resistência à fadiga e possui alta ductibilidade em relação à maioria dos metais.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.