Dentista faz alerta para servidores contra o câncer bucal

Imagem: Rosana Giordamo ressalta a alta incidência da doença no país.
Rosana Giordamo ressalta a alta incidência da doença no país.
22/05/2012 - 15:26 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

O problema do câncer bucal foi exposto aos servidores da Assembleia Legislativa em uma palestra na tarde desta terça-fera (22/5), no Dia de Conscientização de Combate ao Câncer. A dentista Rosana Giordamo, diretora da Faculdade de Odontologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), destacou a gravidade da doença que atinge quase 15 mil brasileiros por ano.

Segundo Rosana, o alto índice de morbidade em razão do câncer bucal não muda há mais de 40 anos. “É um problema que envolve pessoas de qualquer poder socioeconômico, mas principalmente as de classe econômica mais baixa por associar questões alimentares, de higiene e de educação”, ressaltou.

Um dos principais obstáculos para o tratamento, afirma Rosana, é o diagnóstico tardio. Grande parte das pessoas só descobre o câncer de boca quando já está em um estágio bastante avançado. “As pessoas ainda ignoram os sinais e causas da doença”, alertou.

Hábitos como o tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol e má higiene oral são fatores que podem desencadear o câncer de boca. A dentista alerta principalmente os fumantes que, segundo pesquisas, têm de 4 a 15 vezes mais risco de apresentar a doença.

“O agravante é que pessoas fumantes tem dificuldades para se desligarem do hábito, o que torna muito mais difícil o tratamento”, frisa.

Atitudes - Rosana listou algumas atitudes de prevenção como a prática de atividades físicas, hábitos alimentares mais saudáveis e a visita constante ao dentista. “Cuidem da saúde e criem uma cultura de respeito e valorização do dentista na sua família”, considerou.

O Dia da Conscientização de Combate ao Câncer, promovido pela Diretoria de Saúde da Assembleia, apresentou durante toda essa terça-feira informações sobre diversas doenças cancerígenas. O evento contou com profissionais da saúde e com a realização de exames preventivos de câncer do colo do útero e mama.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.