Posse de estudantes abre 3ª edição do Parlamento Jovem

Imagem: Deputados estudantes têm a missão de levantar propostas que podem mudar a vida da sociedade.
Deputados estudantes têm a missão de levantar propostas que podem mudar a vida da sociedade.
24/05/2012 - 16:41 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Estudantes de escolas públicas e particulares da Capital foram diplomados e empossados como deputados estudantes da 3ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em uma sessão especial no plenário da Casa de Leis, os 24 eleitos deram início ao mandato de um ano de um projeto que tem despertado a consciência política da juventude.

Sob coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o projeto conta atualmente com 48 membros, sendo 24 na condição de suplentes. Todos foram escolhidos em um processo eleitoral promovido em 21 escolas de Campo Grande.

O presidente em exercício do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Joenildo de Sousa Chaves, conduziu a abertura da solenidade que diplomou os jovens parlamentares. Em pronúncia, ele destacou a importância da representação política aos estudantes. “Há momentos que não podem ser desperdiçados e este é um deles. Façam bom uso dessa experiência. Este projeto é um ato preparatório do amanhã e a sociedade deposita toda a expectativa em vocês. De agora em diante, vocês estão altamente comprometidos e serão cobrados, por isso devem ser responsáveis com o parlamento”, ressaltou.

A solenidade contou com a presença do juiz Luiz Gonzaga Mendes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MS, que fez a entrega do diploma aos novos membros do Parlamento Jovem. “Este projeto possibilita ao jovem o despertar para a relevância da política. A partir do momento que o jovem tem consciência e participação na história política, ele passa a fazer a diferença nos setores da vida seja onde for”, considerou.

Para a secretária-adjunta da SED (Secretaria de Estado de Educação), Cheila Vendrami, o Parlamento Jovem tem contribuído com a formação dos jovens que se sentem motivados a buscarem cada vez mais a ampliação do conhecimento para representar a comunidade. “É um grande trabalho desenvolvido nas escolas. Quem sabe no futuro, eles serão nossos próximos representantes, conscientes, sérios e éticos”, afirmou.

Aprendizado - Eleita como presidente do Parlamento Jovem, a estudante Isabela Nantes, 16 anos, da Escola Estadual Neyde Suelly, no bairro Aero Rancho, assumiu o posto principal da Mesa Diretora durante sessão de posse. Ao lado dos representantes do TRE/MS e da Assembleia Legislativa, a líder parlamentar falou dos planos no mandato. “Vamos difundir nas escolas o aprendizado que teremos aqui, por meio dos 'finados' grêmios estudantis. Pretendemos levar propostas e questões importantes dentro do Parlamento como o abuso sexual infantil”, garantiu a jovem que ressaltou ainda as expectativas da nova vivência. “Não somos uma juventude pacífica. Ao contrário do que muitos pensam, somos uma juventude que tem opinião. Temos o sonho de conquistar o melhor para o todo. Uns usam a arte para conquistar, ou o futebol. Nós escolhemos a política para expandir o bem para a sociedade”, disse Isabela.

Idealizador do projeto Parlamento Jovem, o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) frisou o objetivo da proposta. “Quando criamos o projeto, queríamos que a Assembleia atraísse a juventude para entender a sistemática da democracia e como funciona o Poder Legislativo e percebemos que conseguimos despertar o interesse”, esclareceu. Segundo o parlamentar, "o projeto tem grande capacidade para reunir talentos, pessoas com grande vocação política e isso é a essência da democracia”.

Os deputados estaduais Professor Rinaldo (PSDB), Cabo Almi (PT) e Mara Caseiro (PtdoB) acompanharam a solenidade. A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Maria das Dores Rezende, representou a diretora, professora Clarice Maciel.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.