Cooperativas pedem apoio dos deputados para avançar

Imagem: Sandra Maria Costa, presidente da Unicafes/MS, entregou carta com diretrizes ao desenvolvimento do setor de cooperativas.
Sandra Maria Costa, presidente da Unicafes/MS, entregou carta com diretrizes ao desenvolvimento do setor de cooperativas.
06/06/2012 - 11:30 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Na tribuna, durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (6/6), a presidente da Unicafes/MS (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso do Sul), Sandra Maria Costa Soares, destacou a necessidade de avanços no sistema de cooperativismo do Estado.

Ela entregou aos parlamentares uma carta com diretrizes para o desenvolvimento do setor de cooperativas da agricultura familiar. O documento foi elaborado durante a I Feira Regional de Economia Solidária sobre Cooperativismo e Mercado Institucional do Centro Oeste, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de junho em Campo Grande.

Na carta, explica a presidente, as Unicafes várias regiões, inclusive de Mato Grosso do Sul, em conjunto com movimentos sindicais e empreendimentos da economia solidária, elaboraram 11 itens determinantes para o crescimento do cooperativismo. Entre eles, a criação de fundos de apoio ao setor e destinação de recursos para a infraestrutura e logística à distribuição dos produtos.

Atualmente, o Brasil conta com 18 Unicafes que agregam mil cooperativas. Em Mato Grosso do Sul, a união foi implantada em dezembro de 2011 e abrange 16 grupos. De acordo com Sandra, o sistema de cooperativas permite a geração de renda e inclusão social porque organiza a produção da agricultura familiar, o que permite a comercialização de forma competitiva e o aumento dos lucros.

A presidente da UnicafeS/MS pediu apoio dos deputados para contribuir no avanço do setor em Mato Grosso do Sul e no Centro-Oeste. “Olhem com mais carinho para nossos agricultores e agricultoras e os ajudem a caminhar e fortalecer essa rede de parcerias da região”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.