Projeto de decreto legislativo cria o Prêmio Troféu Marco Verde

Imagem: Segundo Tetila, o prêmio procura estimular, reconhecer e oportunizar a promoção de pessoas comprometidas com o meio ambiente.
Segundo Tetila, o prêmio procura estimular, reconhecer e oportunizar a promoção de pessoas comprometidas com o meio ambiente.
06/06/2012 - 14:00 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Visando informar e mobilizar a sociedade em geral e o Legislativo Estadual, assim como os poderes executivos municipais e estadual sobre o uso de práticas que protegem, preservam e conservam a natureza e que desenvolvam formas de cuidar do meio ambiente em Mato Grosso do Sul, o deputado Laerte Tetila (PT) apresentou um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), na sessão desta quarta-feira (6/6), instituindo na Assembleia Legislativa o Prêmio Troféu Marco Verde.

Conforme Tetila, o prêmio será entregue anualmente às pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, consideradas amigas do meio ambiente. É imprescindível que as pessoas homenageadas tenham se destacado com trabalhos e ações ou iniciativas voltadas para a recuperação, proteção, preservação e conservação ambiental, ou no desenvolvimento de atividades para o desenvolvimento ambiental sustentável, no âmbito de Mato Grosso do Sul.

Serão concedidos troféus referentes a trabalho, ação ou iniciativa em grupo ou individual nas seguintes categorias: educacional; comercial; industrial; produção rural familiar e não familiar; governamental municipal, estadual ou federal; parlamentar; jurídica; literária; jornalismo; artes plásticas; artes cênicas; música; dança; arquitetura; engenharia; agronomia; associação; ambientalista; organização não governamental ou trabalho e ação voluntária diversa.

Ainda de acordo com o deputado Laerte Tetila, a premiação proposta será outorgada em forma de diploma e troféu a ser entregue em sessão solene na Semana do Meio Ambiente, preferencialmente no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A inscrição para a premiação poderá ser efetuada pelos deputados ou pelo próprio interessado, no Cerimonial da Casa, no mês de abril de cada ano, mediante preenchimento da ficha de inscrição, a qual deverá estar acompanhada da justificativa ou do trabalho, projeto, bem como iniciativa que evidencie a ação de proteção, conservação e preservação do meio ambiente a ser publicamente reconhecida e homenageada pela Assembleia Legislativa.

As inscrições elegendo as pessoas ou projetos que deverão ser premiados serão analisados pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“O prêmio procura estimular, reconhecer e oportunizar a promoção daqueles comprometidos com a causa do meio ambiente”, destaca o petista.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.