Pedro Kemp revela preocupação com eficiência da Rio+20
Kemp também frisou que pode haver dificuldade para manter a vida no planeta Terra se não forem tomadas providências.
12/06/2012 - 12:20
Por: Paulo Fernandes
Foto: Giuliano Lopes
“Há desconfiança de que essa cúpula pode resultar em nada ou quase nada. Os acordos não avançam porque confrontam os interesses dos grandes grupos econômicos”, disse.
Segundo ele, os países mais industrializados e poluidores não estão se esforçando para diminuir o desmatamento, a emissão de gás carbono e os danos ao meio ambiente.
Kemp lembrou que os recursos naturais não são inesgotáveis e que se não forem tomadas medidas urgentes, haverá dificuldade para manter a vida no planeta Terra.
“O ponto central da discussão é a garantia do desenvolvimento com preservação ambiental e inclusão social. Ninguém quer travar o desenvolvimento, mas hoje vemos que índios, ribeirinhos, as pessoas menos favorecidas são as mais atingidas”, afirmou.
A Rio+20 acontece 20 anos após a Cúpula da Terra, realizada em 1992. Será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro para o mundo nos próximos vinte anos.
Nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reunirão para determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.
Será uma oportunidade histórica para desenvolver ideias que possam promover um futuro sustentável - com mais postos de trabalho, fontes de energia limpa, segurança e padrão de vida decente para todos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.