Brasil tem mais de 1 milhão de dependentes do crack

Imagem: Para o deputado, o Poder Público tem que mandar os dependentes químicos para tratamento.
Para o deputado, o Poder Público tem que mandar os dependentes químicos para tratamento.
14/06/2012 - 11:53 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Faltam estatísticas oficiais, mas estima-se que o Brasil tem mais de 1 milhão de dependentes do crack. O problema foi mais uma vez abordado pelo líder do PSDB na Casa de Leis, deputado Professor Rinaldo, que ministrou uma palestra com o deputado federal Fabio Trad (PMDB) na última sexta-feira (8/6), no 1º Congresso Contra as Drogas, em Porto Murtinho.

Rinaldo lembrou que o crack vicia logo na primeira vez e que o problema da dependência começa com drogas lícitas, como o álcool. “Dois milhões e meio de pessoas no mundo morrem por causa do álcool; 3 milhões perdem a vida por causa do tabaco”, afirmou nesta quinta-feira (13/6), na Assembleia Legislativa.

O deputado externou preocupação com a lei 11.343/06, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que descriminaliza a posse de droga para consumo pessoal.

Para ele, o Poder Público tem que mandar os dependentes químicos para tratamento. “É uma questão de saúde pública”, disse.

O líder do PMDB, deputado Eduardo Rocha, lembrou que a maioria dos usuários de crack entraram no mundo das drogas fumando maconha.

Também em aparte, Pedro Kemp (PT) afirmou que a legislação não tem que punir o dependente, mas mandá-lo para tratamento. “O tratamento é complexo, demorado e caro, tem que ter investimento público”, declarou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.