AL homenageia colônia japonesa de MS com entrega de troféus

Imagem: Deputados e homenageados com o troféu Nishikigoi durante sessão solene na ALMS.
Deputados e homenageados com o troféu Nishikigoi durante sessão solene na ALMS.
18/06/2012 - 21:17 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), homenageou a Colônia Japonesa de MS com a entrega do troféu Nishikigoi, em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (18/6) na Casa de Leis. Foram homenageados 18 representantes da Colônia no Estado.

A homenagem faz parte das comemorações dos 104 anos da imigração japonesa no Brasil e do Dia da Comunidade Japonesa. Para a deputada Dione Hashioka, o evento é uma justa homenagem a quem ajudou a construir a história do Brasil e de Mato Grosso do Sul. “O povo japonês é um povo merecedor de nossas homenagens e essa sessão solene é o reconhecimento público da sociedade sul-mato-grossense pelo trabalho prestado pela comunidade japonesa no desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

Um dos homenageados foi o empresário Yoshitaka Anzai, japonês natural de Koryama, no Japão, e que há 55 anos vive no Brasil. Para ele, o troféu representa o reconhecimento do Estado para com o povo japonês, que, assim como ele, escolheu o Estado para viver. “Fico muito agradecido por essa homenagem e muito honrado por representar meu povo. Hoje me sinto mais brasileiro do que japonês, porque escolhi esta terra para viver e construir minha família”, disse.

Para o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Bernardo Tibana, a solenidade representa a oportunidade de homenagear os antepassados da comunidade japonesa, que se incorporaram à vida dos brasileiros, suas culturas e costumes. “Apesar das diferenças de culturas, brasileiros e japoneses convivem há mais de cem anos em perfeita harmonia, em uma miscigenação de raças. E essa homenagem da Assembleia Legislativa vem coroar esse convívio pacífico de muito respeito. Essa homenagem é um motivo de orgulho para todos nós e só temos a agradecer”.

Mato Grosso do Sul tem hoje a terceira maior colônia japonesa do Brasil que é parte integrante da história do Estado. O trabalho desenvolvido em MS fez com que a Assembleia Legislativa aprovasse a lei estadual 1.939, de 8 de julho de 1999 e instituísse o dia 18 de junho como o ‘Dia da Comunidade Japonesa’ reconhecendo publicamente o trabalho e a importância da Colônia Japonesa no desenvolvimento do Estado e do país.

Homenagem - O troféu Nishikigoi representa a superação do povo japonês. Nishikigois são carpas ornamentais, coloridas, e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas por piscicultores japoneses obtendo três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta). Na militologia japonesa a Carpa Koi, quando está com a cabeça para o alto, significa a superação dos obstáculos, a luta pelo objetivo e o ideal. O peixe nada contra a correnteza, e ao final, se transforma em dragão expressando a força de vontade e o caráter do povo japonês.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.