Ato solene celebra cooperativismo em Mato Grosso do Sul

Imagem: Cerimônia teve objetivo de ressaltar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do País.
Cerimônia teve objetivo de ressaltar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do País.
06/07/2012 - 10:42 Por: Heloíse Gimenes e Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

O cooperativismo tem mudado a cara do país, mostrando sua força no desenvolvimento dos estados brasileiros. Na manhã desta sexta-feira (6/7), a Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Agronegócio e Cooperativismo realizou ato solene em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. O evento teve a parceria da OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul).

Coordenador da Frente Parlamentar, o deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB) destacou que o cooperativismo é um modelo que ainda tem muito para avançar. “No Brasil estamos na marca de 5% ou 6% de cooperativismo, ou seja, temos muito a crescer”, disse.

Presidente da OCB/MS, Celso Ramos Regis lembrou que em outros países a taxa de cooperativismo é de 40% a 50%. “Onde as pessoas se reúnem em cooperativas, elas têm melhores condições de renda. As cooperativas constroem um mundo melhor”.

Ele destacou ainda a importância de levar informações sobre o cooperativismo para a população por meio de iniciativa como a cerimônia na Assembleia Legislativa e o trabalho da Frente Parlamentar.

Na solenidade, Nedy Rodrigues Borges e Yoshitomo Okishima foram homenageados. Nedy foi diretor técnico da Cotrijuí (Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda), e liderou o movimento de criação da Cooagri - uma grande cooperativa do ramo agropecuário que nasceu em Mato Grosso do Sul.

Yoshitomo Okishima foi diretor-gerente, diretor-presidente e coordenador do Conselho Fiscal da Camva (Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre Ltda). Ele exerceu ainda a função de conselheiro fiscal da OCB de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por 11 anos, Okishima atuou como conselheiro fiscal no sistema OCB/MS.

Ano Internacional - A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição das sociedades cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo seu trabalho para a redução da pobreza, geração de emprego e integração social.

Cooperativa é uma empresa com dupla natureza, que contempla o lado econômico e o social de seus associados. O cooperado é ao mesmo tempo dono (administra) e usuário (utiliza os serviços). Participação democrática, solidariedade, independência e autonomia são os referenciais fundamentais do cooperativismo. O sistema visa as necessidades do grupo e não do lucro.

No Brasil existem cooperativas em 13 setores da economia. Segundo os indicadores do Sistema OCB, em 2011, o total de associados às cooperativas passou dos 10 milhões, registrando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 9 milhões. O quadro de empregados fechou o ano passado em 296 mil, 9,3% a mais do que em 2010.

O ramo crédito se evidencia, apresentando o maior contingente de associados. Em 2011, o segmento chegou a 4,7 milhões de cooperados. Já em 2010, eram 4 milhões. Em seguida, aparecem os ramos consumo, com 2,7 milhões e 18% de aumento, e agropecuário, chegando próximo de 1 milhão, com 3% de expansão.

Em Mato Grosso do Sul existem 105 cooperativas, distribuídas por diversos segmentos econômicos, com grande expressão nos setores de saúde, infraestrutura, trabalho, transporte, agronegócios e crédito. São aproximadamente 100 mil cooperados e cerca de 4500 funcionários, que representam 9% do PIB (Produto Interno Bruto) Estadual.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.