Livro sobre José Charles Ybanez é lançado na Assembleia

Imagem: Livro sobre a vida do fundador do Centro de Apoio ao Idoso foi lançado no saguáo da Assembleia Legislativa.
Livro sobre a vida do fundador do Centro de Apoio ao Idoso foi lançado no saguáo da Assembleia Legislativa.
09/07/2012 - 21:08 Por: Neide Fischer    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa recebeu na noite desta segunda-feira (9/7) em solenidade especial a jornalista Gisleine Rodrigues, que lançou o livro "A Vida de José Charles Ybanez", com o apoio do deputado Marquinhos Trad (PMDB). A obra narra a história de Ybanez, uma pessoa comum e anônima, fundador do Centro de Apoio ao Idoso, que hoje abriga cerca de 700 idosos.

Gisleine explicou que queria uma história relevante para seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Foi então que conheceu seu personagem, um homem que, mesmo com a visão completamente afetada desde 1974, abraçou a assistência social como causa singular para o bem. “São 29 anos de trabalho social do Charles. Quis mostrar na minha obra um trabalho de superação e vitória, e isso eu consegui através do livro”, afirma a jornalista.

O deputado estadual Marquinhos Trad disse que, mesmo Ybanez não enxergando, possui a uma capacidade que vem do coração. ”Charles atrai as pessoas para o bem”, resumiu.

Na solenidade especial de lançamento do livro estiveram presentes amigos e familiares de Ybanez, além de Gisleine, o deputado estadual Marquinhos Trad e o deputado federal Fábio Trad (PMDB). ”Existem dois tipos de olhos, o da retina e o da alma. Os olhos da alma não conseguem mentir e eles enxergam mais do que aqueles da retina. Vemos este exemplo em Charles”, afirmou Fábio Trad.

História - O livro vem recheado de experiências vividas por um estrangeiro que abraçou o Brasil como sua nova pátria. A história retratada na obra é escrita de uma forma romanceada por meio de fatos escolhidos pela autora.

Ybanez veio da Bolívia, perdeu a mãe muito cedo e também ficou cego. Durante sua adolescência, em 1950, como seu país de origem enfrentava problemas como instabilidade econômica, o cego se envolveu com política, atuando em oposição ao poder constituído. Foi preso, agredido e solto.

Passou um período morando na Argentina, mas viu no Brasil um porto seguro para continuar sua vida. Foi aqui que aconteceu no dia 25 de março de 1983 a primeira reunião do Centro de Apoio ao Idoso, apoiado pelo pastor José da Silva e depois por Antenor Lino, que se identificaram com a criação de um projeto para idosos.

Atualmente, com o trabalho social desenvolvido por Ybanez, o Centro de Apoio ao Idoso acolhe em média 700 pessoas e foi declarado em 2007 pela Câmara Municipal de Campo Grande como sendo de Utilidade Pública Municipal, devido à abrangência e importância.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.