Alcides Bernal propõe Dia da Cidadania nas escolas estaduais

Imagem: Proposta de Bernal visa levar aos estudantes das escolas públicas de MS ações sobre cidadania.
Proposta de Bernal visa levar aos estudantes das escolas públicas de MS ações sobre cidadania.
01/08/2012 - 11:12 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Buscando levar aos estudantes das escolas públicas de Mato Grosso do Sul um maior contato com o mundo exterior, com os acontecimentos que marcaram e marcam a sociedade e deixam significativas mudanças, bem como mostrar um mundo de oportunidades, com palestras, garantindo um conhecimento prático profissional para dentro das instituições públicas de ensino, o deputado Alcides Bernal (PP) apresentou projeto de lei na sessão desta quarta-feira (1/8) visando instituir o Dia da Cidadania nesses colégios.

Conforme Bernal, o objetivo da data é para que educadores de diversas áreas possam palestrar sobre temas atuais de relevante interesse público e social e também convidar especialistas para discorrer a respeito dos temas escolhidos, tendo como público alvo os alunos da rede pública estadual.

Bernal explica que as palestras servirão para orientar e discutir com os alunos sobre temas de interesse público e social que causaram repercussão, seja na educação, saúde, segurança pública, política, direito, economia, esporte, lazer, agropecuária, fatos nacionais e internacionais que envolvam diretamente o Brasil ou o Estado de Mato Grosso do Sul, assim como assuntos que a comunidade escolar APM (Associação de Pais e Mestres) e direção escolar entendam como relevantes para a discussão com a comunidade estudantil.

O Dia da Cidadania será no início de cada bimestre do ano letivo num total de quatro dias dedicados à cidadania. Caberá aos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul editar as leis municipais próprias em relação à matéria. Já a SED (Secretaria de Estado de Educação) juntamente com as secretarias de coordenação de cada escola estadual deverão organizar, preparar, convidar e coordenar o corpo de palestrantes/educadores e profissionais para realizar as atividades educativas na respectiva data.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.