Aprovado projeto que institui o Dia da Cidadania nas escolas

Imagem: Matéria foi apreciada pelos deputados na sessão desta terça-feira.
Matéria foi apreciada pelos deputados na sessão desta terça-feira.
28/08/2012 - 11:25 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Quatro projetos foram aprovados pelos deputados estaduais na sessão ordinária desta terça-feira (28/8). Em primeira votação, foi aprovado o projeto de lei 116/12, de autoria do deputado Alcides Bernal (PP), que institui o Dia da Cidadania nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

O projeto pretende levar aos estudantes das escolas públicas um maior contato com o mundo exterior, com os acontecimentos que marcaram a sociedade e deixaram significativas mudanças, bem como mostrar um mundo de oportunidades, garantindo um conhecimento prático para dentro das instituições públicas de ensino.

Conforme Bernal, o objetivo da data é para que educadores de diversas áreas possam palestrar sobre temas atuais de relevante interesse público e social e também convidar especialistas para discorrer a respeito dos temas escolhidos, tendo como público alvo os alunos da rede pública estadual.

Bernal explica que as palestras servirão para orientar e discutir com os alunos sobre temas de interesse público e social que causaram repercussão, seja na educação, saúde, segurança pública, política, direito, economia, esporte, lazer, agropecuária, fatos nacionais e internacionais que envolvam diretamente o Brasil ou o Estado de Mato Grosso do Sul, assim como assuntos que a comunidade escolar APM (Associação de Pais e Mestres) e direção escolar entendam como relevantes para a discussão com a comunidade estudantil.

O Dia da Cidadania será no início de cada bimestre do ano letivo num total de quatro dias dedicados à cidadania. Caberá aos municípios editar as leis municipais próprias em relação à matéria. Já a SED (Secretaria de Estado de Educação), juntamente com as secretarias de coordenação de cada escola estadual, deverão organizar, preparar, convidar e coordenar o corpo de palestrantes/educadores e profissionais para realizar as atividades educativas na respectiva data.

Demais matérias - Três proposições foram aprovadas em discussão única. O projeto de lei 118/12, de autoria do deputado Onevan de Matos (PSDB), declara de Utilidade Pública Estadual o abrigo São José, com sede e foro em Naviraí.

Já o projeto de resolução 119/12 denomina Carlos Antônio Costa Carneiro o trecho da rodovia MS-436, que liga Figueirão a Alcinópolis, e o 115/12 denomina Sebastião Carrijo dos Santos o anel viário que contorna o município de Costa Rica. As duas matérias são do deputado Junior Mochi (PMDB), líder do governo na Casa de Leis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.