Palestras marcam Semana do Profissional de Educação Física

Imagem: Plenário lotado na programação referente à Semana do Profissional de Educação Física.
Plenário lotado na programação referente à Semana do Profissional de Educação Física.
31/08/2012 - 09:37 Por: Heloíse Gimenes e Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é palco da Semana do Profissional de Educação Física. O evento reúne profissionais de renome na comunidade acadêmica, que ministrarão palestras sobre a atuação da categoria em diferentes áreas, como saúde, educação e cidadania. A programação desta sexta-feira (31/8) acontece até às 20h, no plenário Júlio Maia.

Além de celebrar o Dia do Profissional da Educação Física, comemorado neste sábado, dia 1º de setembro, o encontro reforça os dez anos de existência do CREF11 (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região). Várias personalidades foram homenageadas pelo pioneirismo e comprometimento com a Educação Física sul-mato-grossense.

Pela manhã, o professor mestre Brunno Elias ministrou a palestra com o tema “Atuação do profissional de Educação Física na atenção básica à saúde”. O professor doutor Alessandro Moura Zagatto falou sobre o “Profissional de Educação Física e prescrição da atividade física”. Já o professor mestre Marcelo Ferreira Miranda fez uma apresentação a respeito da “Exigência do atestado médico para a prática de atividade física”.

Importância - Proponente do evento, o deputado Junior Mochi (PMDB) destacou a importância do profissional de educação física. “A Assembleia Legislativa está dando a sua parcela de contribuição para esse profissional que dá qualidade de vida à população”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Domingos Sávio da Costa, conta que existem 7.000 profissionais de educação física em Mato Grosso do Sul.

Ele destacou a importância do acompanhamento de um profissional de educação física na prática dos exercícios físicos. “É um risco não ter esse acompanhamento. Ele é necessário, assim como um paciente não pode tomar remédio sem prescrição médica”, exemplificou.

O presidente do Confef (Conselho Federal de Educação Física), Jorge Steinhilber, compartilha da mesma opinião. “A atividade física é benéfica desde que bem orientada”, adiantou. “É um remédio para vivermos melhor”, acrescentou.

Na avaliação dele, a profissão está crescendo e é cada vez mais necessária em decorrência do sedentarismo. Steinhilber ressaltou ainda o papel do Confef em combater o exercício irregular da profissão. “O Conselho Federal de Educação Física trabalha no sentido de fiscalizar o exercício profissional, não para termos corporativismo, mas para que a população possa receber um atendimento de qualidade”, frisou.

Programação - Ainda nesta sexta-feira, das 14h30 às 17h30, haverá uma mesa redonda com os professores Antônio Ricardo Catunda de Oliveira e Carlo Henrique Golin. O tema será “Os Desafios da Educação Física Escolar”.

Uma das palestras mais aguardadas será do médico Osmar de Oliveira. Das 20h30 às 21h30, ele falará sobre a “A importância do exercício físico orientado”. Osmar atuou no Corinthians, Comitê Olímpico Brasileiro e nas seleções brasileiras de futebol e basquete. Atualmente, é diretor do Instituto Osmar de Oliveira de Ortopedia e Traumatologia.

A programação da Semana do Profissional de Educação Física se encerra no sábado, no ginásio poliesportivo Dom Bosco, localizado à rua 14 de Julho, 5.200.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.