Deputados estudantes propõem audiência sobre menor infrator

Imagem: Sessão do Parlamento Jovem foi realizada no plenarinho Nelito Câmara.
Sessão do Parlamento Jovem foi realizada no plenarinho Nelito Câmara.
14/09/2012 - 11:29 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Assuntos como compromisso cívico com Campo Grande, participação do Parlamento Jovem no Parlamento Juvenil do Mercosul e integração marcaram a 3ª sessão ordinária dos deputados estudantes, nesta sexta-feira (14/9), no plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa. Eles também propuseram a realização de uma audiência pública e até mesmo um debate com o objetivo de discutir a legislação a respeito do menor infrator, buscando propostas no sentido de colaborar para o melhor funcionamento das Uneis (Unidades Educacionais de Internação) no Estado.

O deputado estudante Igor Lopes, do Colégio Mace, lembrou do crime ocorrido no último dia 30, quando os jovens Leonardo Fernandes, de 19 anos, e Breno Luigi Silvestrini de Araújo, de 18 anos, foram assassinados por uma quadrilha que iria trocar o veículo Pajero em que as vítimas estavam por 3 kg de cocaína, na Bolívia. Um adolescente de 17 anos estaria envolvido no latrocínio.

“Precisamos nos unir para propor alguma medida que puna severamente o menor infrator”, ressaltou Igor, que mobilizou a sessão em torno do assunto. O deputado estudante Gustavo Rodrigues, também da Mace, solicitou à Mesa que providencie uma moção de pesar em nome do Parlamento Jovem, direcionado às famílias de Breno e Leonardo.

A presidente do Parlamento Jovem, deputada estudante Isabela de Paula Nantes, aluna da Escola Estadual Neyder Suely Costa Vieira, disse que as leis a respeito do menor infrator são claras. O problema, segundo ela, é a maneira com que a legislação é colocada em prática. “Precisamos discutir essa questão numa audiência pública”, sugeriu.

Diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que coordena o Parlamento Jovem, a professora Clarice Maciel frisou que na próxima sessão, marcada para o dia 15 de outubro, haverá um debate sobre legislação envolvendo o menor infrator com profissionais capacitados no assunto. “É disso que precisamos. De debates que resultem em soluções para ajudar em algum problema e até mesmo melhorar determinadas ações”, ressaltou.

Parlamento Juvenil - Representante do Parlamento Jovem no encontro do Parlamento Juvenil do Mercosul, que aconteceu entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, em Medellín, na Colômbia, a deputada estudante Letícia Catellan Dilva, da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, falou sobre a experiência em ter participado do evento e destacou a integração latino-americana para a educação.

“Foram dias de muito aprendizado, onde participei de reuniões e grupos de trabalho. Aproveitei a ocasião para divulgar o Parlamento Jovem de Mato Grosso do Sul e também me integrar com representantes de vários estados brasileiros e de outros países. O foco do encontro foi a educação de uma maneira geral. Trocamos experiências sobre como é o funcionamento das escolas aqui no Brasil e em outros lugares e recebemos a atenção devida”, ressaltou Letícia.

Civismo - Os deputados estudantes também destacaram sua participação no desfile em comemoração aos 113 anos de Campo Grande, que aconteceu na rua 14 de Julho no dia 26 de agosto. Para a deputada Giovanna de Carvalho Corrêa Chaves, da Mace, foi uma oportunidade muito valorosa em mostrar um pouco do Parlamento Jovem para as autoridades e os cidadãos em geral.

“Nunca participei de um desfile no aniversário de Campo Grande. Me senti muito honrada, até mesmo por saber que muitas pessoas elogiaram nossa participação”, informou Giovanna.

Gabriel Porto, aluno do Colégio Adventista Jardim dos Estados, disse que o trabalho do Parlamento Jovem de Mato Grosso do Sul vem sendo reconhecido pela imprensa, tanto que ele recebeu convite da revista nacional Conexão 2.0 para conceder uma entrevista a respeito das ações empreendidas pelos deputados estudantes. Para isso, pediu autorização da Escola do Legislativo.

Na sessão desta sexta-feira, 20 deputados estiveram presentes, assim como representantes da Escola do Legislativo e a assessoria técnica.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.