Semana Nacional do Trânsito tem início na Assembleia Legislativa

Imagem: Plenário Júlio Maia lotado na abertura da Semana Nacional do Trânsito.
Plenário Júlio Maia lotado na abertura da Semana Nacional do Trânsito.
18/09/2012 - 08:37 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Com a presença do governador André Puccinelli (PMDB) e da coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), professora-doutora Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffman, tem início neste instante a Semana Nacional de Trânsito, na Assembleia Legislativa.

Durante toda manhã desta terça-feira (18/9) serão ministradas palestras com autoridades de trânsito, incluindo a coordenadora do Denatran; o diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Carlos Henrique Santos Pereira; o sociólogo e professor Paulo Cabral; o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Trânsito), tenente-coronel Alírio Vilassanti Romero; e a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran, Elizabeth Félix da Silva.

Haverá ainda o lançamento dos livros Novos Colegas (série Detran), de Ziraldo; Coleção Rumo a Cidadania: Educação de Trânsito, de Juciara Rodrigues; e O Impacto na Avaliação da Qualidade de Vida: uma decorrência de acidentes de trânsito, de autoria de Jucimara Zacarias e José Carlos Souza.

Já no período da tarde, segundo o site do Detran, será realizado um encontro com coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas de Campo Grande, no Grand Park Hotel (Sala Flamingos), a partir das 14h. Esse evento tem o objetivo de divulgar a coleção Rumo a Cidadania: educação de trânsito.

Ainda nesta terça-feira, às 18h, será realizada a teleconferência "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida", realizada pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera/Uniderp.

De 19 a 25 de setembro serão montados espaços informativos nos pontos mais movimentados de Campo Grande, abordando o tema "Velocidade tem limite". No sábado (22) será realizado, no Camelódromo, o Clube do Setinha - uma parceria da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Ainda no dia 22, os pedestres serão orientados sobre o uso correto das botoeiras nos semáforos.

No período de 18 a 30 de setembro será realizado o ciclo de palestras online por meio do site www.planetaead.com.br. Entre os assuntos está "A Violência no Trânsito: Causas e medidas de redução", ministrada pelo comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Vilassanti Romero.

A presidente do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), professora Regina Maria Duarte, ministrará uma palestra sobre A Municipalização do Trânsito: procedimentos e benefícios.

A Gestora de Educação e Segurança de Trânsito do Detran, professora Glaucimara Lopes Hova, fará a última palestra online do ciclo. Ela irá falar sobre o processo de formação do condutor e o papel do CFC (Centro de Formação de Condutores).

Também como parte da Semana Nacional de Trânsito em Campo Grande, no dia 25 de setembro será realizada uma blitz educativa noturna na avenida Afonso Pena com a rua Rio Grande do Sul.

Ainda durante o mês de setembro, o Detran realizará encontros pedagógicos, palestras e visitas com a Cidade Escola de Trânsito - Detranzinho, em dez cidades do interior: Três Lagoas, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, Dourados, Nova Andradina, Ivinhema, Bodoquena, Ponta Porã e Amambai.

A Casa de Leis e o trânsito – A Assembleia Legislativa tem promovido desde o ano passado uma série de eventos com o objetivo de despertar, na comunidade, a consciência sobre a responsabilidade no trânsito.

Em 2011, com o apoio de diversas entidades, a Casa de Leis desenvolveu ações de conscientização em Campo Grande, que culminaram em uma grande passeata com mais de dez mil participantes.

Além disso, o deputado Jerson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, instituiu a Semana Estadual de Conscientização da Responsabilidade no Trânsito.

E em abril deste ano, o deputado Junior Mochi (PMDB) realizou uma audiência pública para discutir crimes de trânsito e redução da mortalidade, que resultou na formação de uma comissão especial.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.