Puccinelli destaca importância do Programa Trânsito na Escola

Imagem: Conforme Puccinelli, a proposta representa grande avanço para a prática dos futuros motoristas.
Conforme Puccinelli, a proposta representa grande avanço para a prática dos futuros motoristas.
18/09/2012 - 09:23 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Para o governador André Puccinelli (PMDB), o PL (Projeto de Lei) 130/2012, em tramitação na Assembleia Legislativa, é uma medida importante para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. Ele participou nesta terça-feira (18/9) do lançamento da Semana Nacional do Trânsito, na Assembleia Legislativa.

A proposta do Poder Executivo institui em Mato Grosso do Sul o Programa Trânsito na Escola. “Está na Assembleia Legislativa para primeira votação o projeto de lei para que as escolas do ensino médio preparem os alunos de maneira que tenhamos redução nos índices”, disse.

Ele ressaltou que a maior parte dos acidentes envolve jovens de até 25 anos e, muitas vezes, está relacionada à velocidade. “Temos que orientar os ‘schumachers’. Não adianta prender alguém depois do óbito ocorrer”, afirmou o chefe do Executivo. “Temos que conscientizar que ‘schumachers’ só na pista [de corrida], e olhe lá”, acrescentou.

De acordo com o PL 130/2012, o Programa Trânsito na Escola será uma atividade extracurricular ministrada em todas as escolas públicas de ensino médio do Estado.

Na mensagem enviada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), o governador explica que a proposta de lei está embasada em normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e que a adoção dessa metodologia de formação teórico-técnica “representa um grande avanço para a prática dos futuros motoristas, uma vez que o aprendizado será realizado de forma continuada”.

O ensino será feito durante os três anos do ensino médio “e não mais de forma condensada, em poucas horas-aula, em um exíguo espaço de tempo”. “A formação continuada, além de proporcionar um aprendizado mais consistente, elimina o custo do pagamento das aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores. Inegavelmente é um grande estímulo aos jovens de baixa renda que se beneficiarão com essa medida”, justifica o governador.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.