Em homenagem, dentistas destacam o amor à profissão

Imagem: Sessão solene foi proposta pela deputada Dione Hashioka.
Sessão solene foi proposta pela deputada Dione Hashioka.
25/10/2012 - 21:18 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

O Dia do Dentista, comemorado nesta quinta-feira (25/10), foi lembrado com uma série de homenagens em uma solenidade na Assembleia Legislativa. O evento, proposto pela deputada Dione Hashioka (PSDB), reuniu profissionais da área e destacou o avanço da odontologia além do amor à profissão.

O presidente do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), Francisco Grilo, prestigiou a sessão solene e ressaltou os bons resultados dos investimentos no setor em Campo Grande. “A saúde bucal da Capital é referência para as demais cidades brasileiras como São Paulo e até mesmo em outros países”, afirmou.

Para ele, ainda há problemas, porém os avanços se sobressaem. “Há 16 anos o índice de cáries em Campo Grande era de 7,2% e hoje é de 1,8%”, citou. A queda, segundo Grilo, se deve ao intenso trabalho no setor da saúde pública, além de investimentos nas políticas públicas e da fluoretação das águas de abastecimento público como uma medida preventiva da cárie dentária já consolidada nos dias de hoje.

O desafio, na opinião do presidente, fica por conta do avanço na área da odontologia hospitalar que prevê a presença do cirurgião-dentista nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos hospitais. De acordo com Francisco, a inserção do odontólogo na equipe multiprofissional de atendimento de pacientes em hospitais contribui para minimizar o risco de infecção e melhorar a qualidade de vida. “Grande parte das enfermidades está relacionada a infecções na cavidade bucal e a presença do dentista reduz em até dez dias o tempo de internação do paciente além de promover um atendimento mais completo”, frisou.

Entre os homenageados, um dos destaques foi o dentista Jayme Valladares Novaes, de 72 anos, que encerra a profissão em 2013 após 47 anos de atuação. “Essa homenagem veio culminar com um final de carreira. Amo essa profissão e se tivesse que começar, seria novamente na odontologia”, expressou.

Recém eleito prefeito da cidade de Anaurilândia, o odontólogo Vagner Alves Guirado declarou sua paixão pela odontologia e sustentou que a profissão o levou para o atual cargo público. “Cresci como dentista e fui reconhecido pela população. Como prefeito, serei instrumento para valorizar ainda mais a profissão na questão salarial, na melhoria das condições de trabalho para os colegas e na melhoria da qualidade da saúde bucal no município”, completou.

Formadas em odontologia, as deputadas Dione Hashioka e Mara Caseiro (PTdoB) definiram a homenagem à classe profissional como justa e falaram sobre a saudade do tempo em que atuavam como dentistas. “É a profissão que escolhi para minha vida. Tenho a certeza do quanto esse profissional deve ser valorizado, por isso destaco essas pessoas que contribuíram com o enriquecimento da profissão tanto na área educacional quanto na clínica”, pronunciou Hashioka aos homenageados.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.