Servidores da Assembleia Legislativa fazem doação de sangue

Imagem: Servidores doam sangue no ônibus do Hemosul.
Servidores doam sangue no ônibus do Hemosul.
07/11/2012 - 09:08 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

“Tem tanta gente precisando. Já que eu tenho por que não dar?”. A pergunta retórica é da servidora pública Maria José Silva, do setor de segurança da Assembleia Legislativa. Ela é uma das pessoas que já fez a doação de sangue nesta manhã de quarta-feira (7/11) no ônibus do Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul), que está no estacionamento antigo da Casa de Leis. A doação prossegue até às 11h30.

Maria conta que doa desde 1995, quando teve início o projeto na Assembleia. A doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea na Casa de Leis são feitos uma vez por ano, sempre em novembro, mês que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro). O evento é organizado pelo Centro de Saúde da Assembleia Legislativa.

Segundo a diretora Fabrícia Rezende de Rezende, tradicionalmente a participação dos servidores é grande. “Chegamos a conseguir 45 bolsas de sangue; a capacidade do ônibus é de 50”, afirmou. No fim do ano, a necessidade de sangue aumenta por causa da quantidade de acidentes de trânsito e da redução de doações, em decorrência das férias e das festas de Natal e Ano Novo.

Para doar é necessário levar um documento oficial com foto; estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção; estar descansado e alimentado; ter entre 18 e 67 anos e pesar mais de 55 kg.

As recomendações para quem for doar são: não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação; não fumar uma hora antes e após a doação; tomar café da manhã; e evitar alimentos gordurosos.

Não podem doar sangue quem teve hepatite após os 11 anos; quem teve Doença de Chagas; homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que têm relações sem o uso de preservativos; pessoas que compartilham seringas; que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas; e pessoas infectadas pelo HIV e seus parceiros.

Quem preferir também pode procurar o Hemosul na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, no centro de Campo Grande. O telefone é o (67) 3312-1500. A coleta de sangue é feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e no sábado, das 7h às 12h.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.