LER é a principal causa do afastamento no trabalho, diz médico

Imagem: Conforme o médico Maurício Pontes, quem sofre de LER deve procurar atendimento imediato.
Conforme o médico Maurício Pontes, quem sofre de LER deve procurar atendimento imediato.
22/11/2012 - 09:22 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Um problema recorrente dentro das empresas de qualquer ramo são as doenças provocadas pelo desempenho de ações ou exercícios constantes. Segundo o médico ortopedista Maurício Pontes, a LER-Dort (Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é a maior causa dos afastamentos no País.

Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, divulgados neste ano, apontam que em 2011 aumentou o número de acidentes e mortes no trabalho no Brasil, com 711.164 casos. As mulheres foram as que mais adoeceram por estarem em setores em que há mais incidência de lesões por esforço repetitivo.

O médico explica que profissionais que trabalham com computadores, digitação, músicos, professores, esportistas e pessoas que fazem trabalhos manuais formam um grupo que está mais exposto ao problema. “É preciso se atentar para uma postura correta e praticar sempre exercícios de atividades laborais”, aconselhou.

Os principais sintomas da LER são dores nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação. De acordo com Maurício, a lesão pode levar a problemas maiores como tendinite. “O tratamento deve ser iniciado o quanto antes porque isso vai incapacitando a pessoa e pode piorar e exigir tratamentos mais prolongados”, acrescenta.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.