Medalha Tom do Pantanal reconhece talentos musicais de MS

Imagem: Sessão Solene para entrega da medalha Tom do Pantanal reuniu músicos regionais de diversos estilos na Assembleia.
Sessão Solene para entrega da medalha Tom do Pantanal reuniu músicos regionais de diversos estilos na Assembleia.
22/11/2012 - 22:09 Por: Kelisson Oliveira    Foto: Giuliano Lopes

Com o objetivo de reconhecer o talento musical de artistas sul-mato-grossenses que difundem o Estado nacional e internacionalmente por meio da música, a deputada Dione Hashioka (PSDB) criou no ano retrasado a Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul. Pelo terceiro ano consecutivo a honraria foi entregue a diversos músicos durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (22/11), no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa.

De acordo com a deputada Dione Hashioka, proponente da solenidade, a homenagem é realizada aos artistas que elevam as belezas de Mato Grosso do Sul e também do Pantanal, por meio da música, para outros estados e até mesmo para outros países. “Por isso são pessoas que realmente merecem nossa atenção, nosso carinho e nossos aplausos”, destacou a parlamentar.

A dupla Luiz Goiano e Girsel da Viola recebeu a medalha do deputado Junior Mochi (PMDB), líder do governo. Eles fazem em média 12 shows por mês e já viajaram para diversos estados como Minas Gerais, São Paulo, Goiás, entre outros, levando a música sul-mato-grossense. “Estamos muito gratos por essa homenagem. Temos seis CDs gravados e em fevereiro completaremos 13 anos de carreira. Nós sempre procuramos cantar músicas sertanejas que falam do sertão e também do Mato Grosso do Sul, então estou muito feliz de estar aqui hoje recebendo essa medalha”, ressaltou Girsel da Viola.

Geraldo Espíndola também foi agraciado com a medalha pela deputada Mara Caseiro (PTdoB). Ele lançará um novo CD no dia 29 de novembro, no teatro Glauce Rocha, às 20h30, com a presença de Zeca Baleiro, Tetê Espíndola, Jerry Espíndola, entre outros músicos, para comemorar seus 60 anos de idade, celebrados exatamente um dia após o lançamento do disco. “É uma alegria enorme fazer parte dos homenageados, grandes amigos da música regional. Fico muito feliz e orgulhoso por essa atitude da deputada Dione Hashioka, que estabeleceu um prêmio cultural cuja entrega é feita exatamente em 22 de novembro, Dia do Músico", frisou o cantor.

O samba do Grupo Sampri tem conquistado muitos fãs. Por causa disso, as irmãs Renata, Luciana e Magally, que estão com agenda de shows bastante movimentada, foram homenageadas com a medalha pelo deputado Professor Rinaldo (PSDB). Os primeiros passos na música foram trilhados quando elas ainda eram crianças, mas a carreira profissional teve inicio em 2002. O samba de raiz, sambalanço e o samba tradicional são os principais focos do grupo, que completa dez anos de carreira em dezembro. “O convite do deputado Rinaldo foi muito bem recebido por nós do grupo, afinal é uma homenagem da Assembleia Legislativa, ou seja, uma homenagem do nosso Estado. Por isso nós ficamos muito felizes”, frisou Renata.

A Medalha Tom do Pantanal - Arara Azul foi instituída pela Resolução 12, de 27 de abril de 2010. Antes da cerimônia de entrega da honraria, o Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul fez uma apresentação com repertório de canções variadas, inclusive regionais.

Homenageados

Tetê Espíndola - Dione Hashioka (PSDB)
Américo e Nando - Alcides Bernal (PP)
Banda de Música Mirim da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul - Cabo Almi (PT)
Pedro e Geraldo - Eduardo Rocha (PMDB)
Marciel Côrrea - Felipe Orro (PDT)
Luiz Goiano e Girsel da Viola - Junior Mochi (PMDB)
Benedito Rodrigues de Freitas - Laerte Tetila (PT)
João Aroldo Ajala Fernandes - Lauro Davi (PSB)
Geraldo Espíndola - Mara Caseiro (PTdoB)
Osmar da Gaita - Marcio Monteiro (PSDB)
Carlos Neder e Nair - Marquinhos Trad (PMDB)
André e Renan - Paulo Corrêa (PR)
Grupo Sampri - Professor Rinaldo (PSDB)
Os Filhos de Maracaju - Jerson Domingos (PMDB)
Patrícia e Adriana - George Takimoto (PSL)
Fábio Adames Coimbra e Bruno Kuninari, do projeto Versionalize - Antônio Carlos Arroyo (PR).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.