Pais de estudantes exaltam resultados do Parlamento Jovem

Imagem: Pais receberam orientações e informações durante encontro na Assembleia.
Pais receberam orientações e informações durante encontro na Assembleia.
23/11/2012 - 16:22 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Depoimentos de pais dos deputados do Parlamento Jovem revelam como o projeto tem influenciado positivamente no comportamento dos filhos e nas suas relações familiares e sociais. O projeto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, afirmam eles, trouxe disciplina, responsabilidade e maior consciência cidadã aos estudantes.

No último encontro com os pais e mães dos jovens na Assembleia, em 2012, nesta sexta-feira (23/11), eles contaram como a participação dos filhos no projeto tem trazido mudanças no convívio familiar. “O Parlamento melhorou a comunicação entre eu e minha filha. Hoje costumamos sentar juntas para conversar sobre as ideias para criação de propostas e assuntos sobre profissão e cidadania”, diz a professora Karina de Jesus Pereira, 32, mãe da deputada estudante Thatyane Christyne Maçal.

A empresária Rose Porto, 42, falou emocionada sobre como o ingresso do filho Gabriel Porto no projeto ajudou a estreitar a relação do estudante com o pai. “Aproximou ainda mais os dois porque eles acabam debatendo sobre os temas tratados no projeto. O Parlamento contribuiu para fortalecer as qualidades do meu filho e ampliou seu crescimento, conhecimento e organização”, citou.

Mãe adotiva da jovem deputada Jussara Santos Gueiros, a dona de casa Nair Santos, 62 anos, disse que as expectativas sobre o projeto foram melhores do que esperava. “Minha filha gosta de responsabilidades e encara o Parlamento com seriedade. Desde o primeiro momento, ela ganhou meu apoio porque entendo que devemos valorizar e priorizar nossos filhos se queremos que eles sejam gente de verdade”, declarou.

Os resultados da entrada da filha Mariana Rotta no Parlamento fizeram a mãe Elisângela Batista, 39, se apaixonar pelo projeto. “Me tornei uma 'mãessessora' da deputada Mariana”, brinca ela sobre como tem apoiado a adolescente na missão parlamentar. “Minha filha, como qualquer adolescente, sempre insistia nos seus direitos, e o projeto veio mostrar que ela também tem deveres”, sobressaltou com orgulho.

Durante a reunião na Assembleia, os pais ainda tiveram um momento de descontração com ginástica laboral comandada pela fisioterapeuta Aline Molina. Palestras sobre reeducação alimentar na adolescência e a importância do vínculo entre pais e filhos também foram ministradas no encontro que encerrou as atividades dos deputados estudantes em 2012.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.