Proposta institui homenagem a defensores do meio ambiente

Imagem: Deputado Marcio Monteiro é autor do Projeto de Resolução que cria a medalha "Doutora Graziela Maciel Barroso".
Deputado Marcio Monteiro é autor do Projeto de Resolução que cria a medalha "Doutora Graziela Maciel Barroso".
27/11/2012 - 15:12 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Pessoas que se destacarem por relevante participação na defesa do meio ambiente poderão ser homenageadas com a medalha "Doutora Graziela Maciel Barroso". A proposta está no PR (Projeto de Resolução) 042/2012, de autoria do deputado Marcio Monteiro (PSDB).

De acordo com o projeto, os homenageados serão escolhidos pelos deputados para receber a Medalha em uma sessão solene que ocorrerá anualmente na Semana Estadual do Meio Ambiente.

O nome dado à medalha remete à botânica Graziela Maciel Barroso, uma referência na área de sistemática de plantas, um ramo da botânica dedicado a descobrir, descrever e interpretar os diversos tipos de vegetais. Responsável pela catalogação de vegetais das diferentes regiões do Brasil, tem cerca de 25 plantas batizadas com seu nome e é responsável pela formação de gerações de biólogos.

Nascida em Corumbá, Graziela é filha de Salustiano Maciel, ex-deputado estadual e duas vezes prefeito de Corumbá. Teve uma trajetória acadêmica inusitada. Aos 30 anos começou a trabalhar no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ingressando no curso de biologia da Universidade do Estado da Guanabara aos 47 anos e defendendo tese de doutorado aos 60. A cientista também escreveu dois livros adotados como referência por cursos de botânica: "Sistemática de angiospermos do Brasil", em três volumes, e "Frutos e sementes - morfologia aplicada à sistemática de dicotiledôneas". Como professora, Graziela atuou nas Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Pernambuco (UFRJ e UFPE), na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na UnB (Universidade de Brasília). Também foi a única brasileira a receber, nos Estados Unidos, a medalha Millenium Botany Award, entregue a botânicos dedicados à formação de pessoal na área. Nascida em 1912, morreu em 2003, um mês antes de ser empossada na Academia Brasileira de Ciências.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.