Marquinhos teme que lobby barre desconto na tarifa de energia

Imagem: Conforme o deputado, a Medida Provisória vai reduzir encargos setoriais da Parcela A, que vão impactar em até 20% na nova tarifa.
Conforme o deputado, a Medida Provisória vai reduzir encargos setoriais da Parcela A, que vão impactar em até 20% na nova tarifa.
29/11/2012 - 11:31 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A MP (Medida Provisória) 579/12, editada pela presidente Dilma Rousseff no dia 11 de setembro, trata das concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no País, bem como a redução de encargos e tarifações do setor. Na prática, um dos efeitos do ato é o desconto médio de 20% na tarifa a partir de 2013. Na tribuna nesta quinta-feira (29/11), Marquinhos Trad (PMDB) disse que está preocupado com o lobby para que deputados federais e senadores não aprovem a matéria.

“A MP 579 irá reduzir encargos setoriais da Parcela A, que vão impactar em até 20% na nova tarifa. Para que este desconto chegue nas contas de energia dos consumidores é preciso ser aprovada pelo Congresso Nacional. Deputados federais e senadores estão criando obstáculos para atender interesses de concessionárias e estatais”, afirmou.

Marquinhos explica que o interesse das empresas é “continuar ganhando em cima dos valores que seriam para amortizar os investimentos feitos para a construção de hidrelétricas, que já foram pagos pelos brasileiros”. Ele fez um apelo para que os cidadãos cobrem dos parlamentares para votarem a favor da MP 579.

“A aprovação desta Medida Provisória é de suma importância ainda nesto ano, sob pena de perdemos a redução da Parcela A em até 20%”, concluiu.

A receita da concessionária de distribuição é formada pela Parcela A, composta pelos custos não-gerenciáveis da empresa (encargos setoriais, encargos de transmissão e compra de energia para revenda), e Parcela B, que representa os custos gerenciáveis (despesas com operação e manutenção, despesas de capital).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.