Índios Guarani-Kaiowá querem autonomia e sustentabilidade

Imagem: Conforme Otoniel Ricardo, vereador em Caarapó, os índios querem paz e uma política que cuide de seus direitos.
Conforme Otoniel Ricardo, vereador em Caarapó, os índios querem paz e uma política que cuide de seus direitos.
30/11/2012 - 10:39 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

"Queremos paz e uma política que cuide de nossos direitos". Essa foi a frase do membro do Conselho da Aty Guasu, grande assembleia do povo Guarani-Kaiowá, o vereador de Caarapó, Otoniel Ricardo, ao chegar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em que está acontecendo uma reunião com lideranças indígenas, produtores rurais, deputados estaduais, deputados federais, senadores e representantes da Casa Civil, Secretaria Geral da Presidência, Ministério da Justiça, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Secretaria Especial de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Advocacia-Geral da União, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Funai (Fundação Nacional do Índio), Secretaria de Saúde Indígena e Polícia Federal.

Segundo Otoniel, pela primeira vez os índios estão percebendo uma vontade política para acabar com o conflito por terras em Mato Grosso do Sul. “Queremos paz e uma política que cuide de nossos direitos. O diálogo é fundamental. Esta reunião é uma esperança para o povo Guarani-Kaiowá”, disse.

Caso conquistem a posse das terras, conforme Otoniel, já possuem projetos para fortalecer a autonomia dos povos indígenas. “Os projetos foram feitos pelo Conselho da Aty Guasu, não queremos depender de ajuda, mas sim fortalecer nossa autonomia e sustentabilidade. Queremos mostrar para a sociedade que temos condição de produzir e não somos dependentes“.

Entre os participantes presentes na reunião estão o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, e a presidente da Funai, Marta do Amaral Azevedo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.