Empresário sucroalcooleiro e dentista são homenageados na AL

Imagem: Deputada Dione Hashioka com seus homenageados.
Deputada Dione Hashioka com seus homenageados.
04/12/2012 - 21:13 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Familiares e amigos acompanharam nesta terça-feira (4/12), na Assembleia Legislativa, a solenidade de homenagens ao cirurgião dentista Inácio Guitte Melges e ao empresário Benedito Coutinho. A noite de honrarias foi proposta pela deputada estadual Dione Hashioka (PSDB).

Natural da cidade de Lins (SP), Inácio Guitte Melges foi agraciado com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Formado em Odontologia, Melges chegou ao Estado há 46 anos e viveu durante muito tempo em Jardim, a 280 km de Campo Grande. Ele foi o primeiro cirurgião dentista formado que se estabeleceu na cidade de Jardim, quando participou da implantação da 1ª unidade sanitária do município, em 1973.

Na cidade, ele casou com Deolinda Corbelino Melges, com quem teve duas filhas: Cristiane e Larisse. “Como paulista que sou, é uma grande honra ser reconhecido como parte de Mato Grosso do Sul, pois assim me considero porque adotei este Estado como minha casa”, afirmou o homenageado, que em 2007 também recebeu o Título de Cidadão Jardinense.

Atualmente, em Campo Grande, o dentista preside a Aore/MS (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Estado) e é o atual vice-presidente do CNOR-Rio de Janeiro (Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva do Exército).

Medalha - O empresário Benedito Coutinho foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo. Nascido em Recife (PE), ele já é detentor do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, recebido em 2010 das mãos do deputado Maurício Picarelli (PMDB).

Coutinho iniciou sua trajetória profissional aos 16 anos no setor sucroalcooleiro nos estados de Pernambuco e Alagoas. Em 1992 mudou-se para o Mato Groso do Sul, após adquirir a Destilaria Nova Andradina, atual Energética Santa Helena. A usina gera 1,5 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos.

Um dos trabalhos de destaque de Benedito está na área social. O empresário é responsável pela Fundação José Silveira Coutinho, entidade sem fins lucrativos criada em 1998. O local, que leva o nome do pai do homenageado, desenvolve o "Projeto Anjo da Guarda", que atende centenas de crianças e jovens carentes do município de Nova Andradina, além dos filhos de funcionários de sua empresa.

Hoje, aos 44 anos, o empresário se diz orgulhoso por suas conquistas e pelo reconhecimento dado ao seu trabalho. “A palavra chave para ter sucesso, tanto na vida profissional quanto pessoal, é perseverança. Com esse sentimento, você consegue alcançar o que você quer”, deixou a lição.

Para a deputada Dione Hashioka, os homenageados são exemplos de pessoas e profissionais. “São personalidades atuantes, que investem e buscam o progresso do Estado. Benedito se destaca pelo seu comprometimento social e ambiental e Inácio por sua trajetória de reconhecimento com diversas condecorações e títulos na vida militar”, ressaltou a parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.