90% da população tem conhecimento da Lei Maria da Penha

Imagem: Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence diz que porcentagem pode aumentar com eventos como este.
Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence diz que porcentagem pode aumentar com eventos como este.
07/12/2012 - 11:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence afirmou que 90% da população tem conhecimento da Lei Maria da Penha. A informação foi dada durante o lançamento regional da campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte, que acontece nesta terça-feira (7/12), na Assembleia Legislativa.

“Pesquisa indica que 90% da sociedade tem algum conhecimento sobre a lei. Para melhorar a estatística é importante a realização de eventos como este, como forma de divulgação para evitar que os crimes contra as mulheres continuem acontecendo”, disse.

Mapa da Violência no Brasil, relativo ao item homicídios contra mulheres e correspondente aos dados coletados na rede do SUS (Sistema único de Saúde) em 2010, coloca Mato Grosso do Sul em quinto lugar no ranking nacional. Segundo o desembargador, a realidade do Estado melhorou. “Temos uma rede de enfrentamento forte e comprometida. A estatística alterou muito e já caiu quase pela metade dos casos. Para se ter uma ideia, em 2012 Ponta Porã teve 18 assassinatos e, neste ano, o número foi de 10”.

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar já prepara novas ações para 2013. “Vamos fazer uma campanha junto às mulheres que trabalham nas usinas de Maracaju, pois constatamos que neste município não há qualquer denúncia. Também vamos implantar o projeto Maria vai à Escola, com o objetivo de levar à conscientização aos alunos”, destacou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.