Tetila propõe construção de casas assistidas para deficientes

Imagem: Líder do PT disse ser preciso avançar muito com relação à integração aos deficientes.
Líder do PT disse ser preciso avançar muito com relação à integração aos deficientes.
07/02/2013 - 10:54 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Em discurso nesta quinta-feira (7/2), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) propôs a construção de moradias assistidas em Mato Grosso do Sul para atender pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade.

Ele antecipou que está elaborando um projeto de lei para permitir a construção desses lares. “Notamos que existe um grande problema no atendimento aos deficientes que estão abandonados”, disse.

A casa assistida trata-se de um ou vários prédios que tenham funcionalidade para atender pessoas com dificuldade de locomoção e com uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para atendimento aos moradores. Além disso, as casas seriam locais para desenvolver potencialidades, com educação e cultura.

Essas moradias, explicou Tetila, deverão ser localizadas próximas a equipamentos públicos como postos de saúde, escolas e Cras (Centro de Atendimento de Assistência Social).

Tetila avaliou ser preciso avançar muito com relação à integração aos deficientes, que no período colonial eram colocados em porões, para ficarem escondidos e excluídos do convívio social. “Essa tradição, de certa maneira, continua”, alertou.

A necessidade desse atendimento diferenciado consta na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2007, da qual o Brasil é signatário, destacou Tetila.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.