Tetila: "MS não pode ficar de fora da corrida pela energia solar"

Imagem: Deputado Tetila usou power point para explicar sobre tecnologia e uso da energia solar.
Deputado Tetila usou power point para explicar sobre tecnologia e uso da energia solar.
21/02/2013 - 12:15 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Laerte Tetila, líder do PT, afirmou nesta quinta-feira (21/2) que o Brasil e Mato Grosso do Sul não podem ficar fora da corrida pela tecnologia e uso da energia solar.

“É uma energia limpa que cai (sic) do céu gratuitamente. O Brasil, mais do que ninguém, precisa dessa energia”, disse em discurso na tribuna. “Mato Grosso do Sul também não pode ficar de fora”, acrescentou.

Segundo o deputado, o Brasil está muito atrás de países como China, Estados Unidos, Alemanha, Índia, Portugal e Espanha no uso “da mais importante energia limpa”.

Tetila declarou que o uso da energia solar está fazendo uma grande revolução no mundo e pode ser uma alternativa para substituir as fontes fósseis como óleo diesel e carvão.

Ainda conforme o parlamentar, o Brasil aumentou em 40% a sua demanda de matriz energética e em 20 anos essa demanda quase que vai dobrar. “Em 50 anos, estima-se que metade da energia consumida seja solar”, afirmou.

O deputado estadual explicou ainda que hoje o uso das placas fotovoltaicas (de captação de energia solar) ainda não está acessível à população mais pobre, mas que a tendência é de uma queda radical nos preços nos próximos anos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.