Projeto proíbe "maquiagem" de pneus carecas no Estado

Imagem: Conforme Marcio Fernandes, vice-líder do governo, frisagem em pneus pode causar acidentes de trânsito.
Conforme Marcio Fernandes, vice-líder do governo, frisagem em pneus pode causar acidentes de trânsito.
26/02/2013 - 11:50 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

A frisagem em pneus, também conhecida como riscagem, é muito utilizada por proprietários de oficinas e borracharias, com o objetivo de aproveitá-los para comercialização. A prática deverá ser proibida em Mato Grosso do Sul, se depender do deputado Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, que apresentou um projeto de lei nesse sentido.

Conforme Fernandes, frisagem é o procedimento de refazer os sulcos desgastados de pneus sem acrescentar uma nova camada de borracha. A prática consiste em dar aparência de novo a um pneu careca, aumentando assim os riscos de possíveis acidentes.

As oficinas e mecânicas que deixarem de cumprir a exigência receberão multa de 2 mil Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), equivalente a R$ 34.920,00, que poderá ser aplicada em dobro em caso de reincidência.

“Ao ser submetido à frisagem, o pneu sofre uma diminuição na espessura da camada de borracha e assim expõe parte da estrutura que é formada de arame. O procedimento potencializa os riscos para a ocorrência de acidentes, já que o carro perde sua estabilidade”, informa o deputado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.