Destacada atuação da AL contra legalização de carros roubados

Imagem: Rinaldo afirmou que 450 veículos que foram roubados no Brasil e circulavam na Bolívia serão devolvidos.
Rinaldo afirmou que 450 veículos que foram roubados no Brasil e circulavam na Bolívia serão devolvidos.
26/02/2013 - 12:04 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Em junho de 2011, o presidente boliviano Evo Morales aprovou uma lei que regulariza carros sem documentos no país. Desde então, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoveu vários debates contra a decisão do país vizinho. Quase dois anos depois, o embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato, anunciou a devolução de carros roubados no Brasil. Na sessão desta terça-feira (26/2), o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) comemorou a notícia.

“A nossa luta não foi em vão. Serão devolvidos 450 veículos que foram roubados no Brasil e que circulavam livremente em território boliviano. A expectativa é que esse número aumente”, afirmou.

Mais da metade dos carros furtados ou roubados em Mato Grosso do Sul é levada para o Paraguai e Bolívia, segundo a Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos). “O motivo é o tráfico de entorpecentes. Esses veículos são trocados por drogas no países vizinhos. Depois que atravessam as fronteiras, esses criminosos sabem que dificilmente serão pegos”, ressaltou.

Professor Rinaldo destacou que a Assembleia Legislativa irá intensificar as ações para que a Bolívia torne sem efeito a lei. “Vamos continuar nossa luta contra a legalização de carros ilegais, uma vez que a medida está incentivando o crime organizado. Queremos a revogação desta lei boliviana”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.