Tanques-rede poderão ser efetivados na Bacia do Paraguai

Imagem: Conforme Jerson, os tanques-rede podem resolver a situação dos pescadores ribeirinhos.
Conforme Jerson, os tanques-rede podem resolver a situação dos pescadores ribeirinhos.
26/02/2013 - 14:29 Por: João Humberto e Glaucia Jandre    Foto: Giuliano Lopes

No próximo dia 14 de março, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, estará em Campo Grande e participará de sessão solene na Assembleia Legislativa. Conforme o deputado Jerson Domingos (PMDB), presidente da Casa de Leis, o ministro vem para discutir a possibilidade da efetivação do projeto de tanques-rede na Bacia do Rio Paraguai.

Jerson reitera que a implantação de tanques-rede na Bacia do Rio Paraguai poderá resolver a situação dos pescadores ribeirinhos, que costumam enfrentar dificuldades financeiras, além de garantir a preservação das espécies nativas e de carne exótica nos rios de Mato Grosso do Sul. “Também veremos a possibilidade da isenção do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] desse peixe de cativeiro, tornando a sua comercialização mais atrativa”, informou o presidente da AL, durante entrevista à imprensa na sessão desta terça-feira (26/2).

A implantação de tanques-rede na Bacia do Paraguai também fomentará a piscicultura e a economia dessa área. “Isso vai possibilitar uma melhor qualidade de vida aos ribeirinhos”, esclarece o peemedebista.

Tanque-rede é uma modalidade de cultivo de peixes em alta densidade de estocagem. Trata-se de uma criação intensiva cujo resultado final é uma alta produtividade. Em geral os tanques-rede são estruturas retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior. O formato retangular permite uma melhor passagem e renovação de água dentro das gaiolas, removendo os dejetos produzidos pelos peixes.

Visita - O anúncio da visita de Marcelo Crivella à Assembleia Legislativa foi feito na semana passada ao deputado Jerson pelo superintendente da pesca em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró. O ministro participará da solenidade de lançamento do Plano Safra de Aquicultura.

Além do anúncio do Plano Safra, o ministro irá apresentar um pacote de ações para o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Estado, firmando convênios com várias instituições. Também será entregue a licença ambiental do Parque Aquífero de Ilha Solteira. Na ocasião, Crivella ainda receberá o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

De acordo com Jerson Domingos, a sessão ordinária desta data, uma quinta-feira, será transformada em sessão solene.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.