Assembleia reúne classe política para o crescimento de MS

Imagem: Plenário Júlio Maia ficou lotado no lançamento do Plano Safra.
Plenário Júlio Maia ficou lotado no lançamento do Plano Safra.
14/03/2013 - 15:24 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é mais uma vez protagonista no desenvolvimento do Estado. Na manhã de hoje, a Casa de Leis foi palco do Lançamento do Plano Safra 2013/2014 e de assinatura de convênios e construção de parcerias para desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado. “A união entre o governo do Estado, deputados estaduais e federais, além da aptidão natural do Estado para ser um grande produtor pesqueiro foi o motivo de o Plano Safra ser lançado em Mato Grosso do Sul e o local escolhido para isso foi a Casa do Povo”, explicou o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB).

O governador André Puccinelli (PMDB) reafirmou o sucesso da parceria entre os deputados estaduais e o governo do Estado para a melhoria das condições de vida no Estado. “A parceria do Governo com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na figura do Jerson Domingos como presidente, na discussão da legislação pesqueira é uma das receitas de sucesso para conseguirmos os investimentos. Espero que essa parceria em prol de Mato Grosso do Sul continue trazendo mais investimentos e desenvolvimento para o Estado”, finalizou Puccinelli.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), a integração entre as diversas esferas do poder público e a sociedade é o que proporciona crescimento para o Estado. “A união entre o governo do Estado, União, Assembleia e bancada federal só pode resultar em desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida da população”, explicou.

Ele lembra que a bancada estadual tem estado sempre próxima dos problemas e anseios dos sul-mato-grossenses. “A população nos delegou a função de melhorar a qualidade de vida e fazer uma integração entre o executivo Estadual e os prefeitos. É uma satisfação que o ministro Crivella venha até o nosso Estado anunciar justamente aqui na Assembleia Legislativa os investimentos que podem melhorar a vida dos ribeirinhos e em municípios onde temos a criação de peixes em cativeiro. Mais pra frente nós vamos conseguir a isenção do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) para facilitar que o peixe de cativeiro possa ser apreciado nas mesas de mais sul-mato-grossense”, disse Jerson Domingos.

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) comentou com satisfação o protagonismo do legislativo estadual. “A Assembleia Legislativa mais uma vez sai na frente quando articula um encontro desse para o implemento da aquicultura em Mato Grosso do Sul”, explicou. Já o deputado federal Vander Loubet (PT) acredita que o Estado tem todas as qualidades para despontar como um grande produtor de pescado do Brasil. "O Nosso Estado tem tudo para despontar como o maior produtor de pescado do Brasil. Além dos 24 deputados estaduais, Mato Grosso do Sul tem oito deputados federais e três senadores e nunca deixamos a disputa política atrapalhar o desenvolvimento do Estado”, finaliza.

Já o deputado federal Carlos Biffi (PT) explicou que o segredo do sucesso para trazer investimentos e melhorias para o Estado é alicerçado na união dos políticos. "A parceria entre as bancadas Federal e Estadual, com o apoio dos ministérios, fará com que Mato Grosso do Sul desponte como uma potência no setor pesqueiro. Vamos competir de igual para igual com os estados mais ricos do Brasil”, explica.

O mesmo entusiasmo é compartilhado pelo senador Waldemir Moka (PMDB). O peemedebista destaca que a iniciativa da Assembleia Legislativa e a parceria entre os poderes é que proporcionaram a vinda do ministro Crivella para a liberação dos recursos. “É um orgulho e uma honra para todos nós ver Mato Grosso do Sul escolhido como o Estado para o lançamento do plano safra. Isso se deve ao bom entrosamento entre a bancada federal e estadual. Juntos, somos uma só voz em prol de Mato Grosso do Sul”, argumenta.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), acredita que o papel da Assembleia é muito importante para fazer a interlocução entre o governo do Estado e os municípios. “A Assembleia tem um papel preponderante na discussão da produção pesqueira com legislações específicas. A Casa de Leis faz a interlocução entre o governo do Estado e as prefeituras”, ressalta.

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), disse estar feliz com a iniciativa da Casa de Leis. “Como ex-deputado, tenho orgulho e parabenizo a iniciativa da Assembleia em trazer o Ministro da Pesca. O plano safra vai mudar o conceito que temos sobre pesca e preservar o estoque pesqueiro, além de dar vida digna aos trabalhadores”, explica. O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de MS, Luiz Davi Figueiró, afirmou que sem a parceria entre o Poder Legislativo, Estado e União não seria possível implementar o plano em Mato Grosso do Sul. Para ele, o lançamento é um salto de uma pesca extrativista para uma pesca produtora: “Teremos condições de plantar e colher peixes, desde que respeitemos os recursos naturais”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.