Trabalhadores comemoram ações de incentivo à pesca

Imagem: Colônia de Pescadores de Fátima do Sul.
Colônia de Pescadores de Fátima do Sul.
14/03/2013 - 15:43 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

Pescadores de todo o Mato Grosso do Sul compareceram à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14/3) para acompanhar de perto o lançamento do Plano Safra 2013/2014 e a assinatura de termos de cooperação para o desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado. O evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

A presidente da colônia de Pesca Z-14, de Ladário, Elis Regina Severino, comemorou a possibilidade de poder participar da solenidade, totalmente aberta aos trabalhadores. “Nosso sonho hoje se torna realidade, principalmente com relação aos financiamentos. Antes, chegávamos a um estabelecimento comercial e não tínhamos crédito. Hoje, não só pela linha de crédito, mas com nossa luta geral e o apoio dos parlamentares, somos reconhecidos como profissionais e isso nós dá um grande orgulho”, disse.

Da Colônia Z-15 - Porto Kaiuá, em Naviraí, o presidente David dos Anjos defendeu que os deputados continuem criando políticas públicas para o fortalecimento da categoria. “O auxílio é importante na produção do Assentamento de Pescadores e de Tanques Cavalos, já que trabalhamos com recursos naturais”.

Os pescadores da Colônia Z-12, de Paranaíba, Antonio Lamartine Castilho, Elias de Camargo e Sandro Shiquenobro More, foram unânimes em afirmar que o fato do evento ser realizado na Assembleia Legislativa é um incentivo. “Assim também podemos conquistar ainda mais apoio dos parlamentares para nossa luta, que está apenas começando”, disse. “Esse financiamento caiu do céu e agora esperamos que deslanche e, para isso acontecer, precisamos muito do apoio dos nossos deputados”, complementou. Este também é o pensamento da presidente da Colônia de Pescadores Z-01, de Corumbá, Luciene de Lima. “O fato de estarem todos reunidos na Assembleia Legislativa é uma conquista para os pescadores e temos conseguido muito apoio dos parlamentares em nossas conquistas, como essa aproximação do Ministério hoje, do curso técnico de pesca e aquicultura, enfim tudo isso é muito importante para a categoria”.

Para o presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores de Mato Grosso do Sul, Armindo Batista dos Santos Filho, “essa data é histórica e por isso é muito importante a realização aqui no Parlamento, pois pela primeira vez o governo federal faz um plano de tal importância que vem alimentar não só a pesca artesanal como a aquicultura”. A presidente da Colônia dos Pescadores Z-10, de Fátima do Sul, Maria Antonia Poliano, disse que a Assembleia Legislativa é o espaço verdadeiramente democrático para essa aproximação da população com as autoridades. “A parceria com os deputados nos dá a retaguarda e a certeza de que não estamos sós na luta. Eles nos dão incentivo sempre que precisamos, como foi o caso da Lei da Pesca”, lembrou.

Lucimara Henrique, presidente da Colônia Z-11 de Bonito, afirmou que o poder aquisitivo dos brasileiros está melhorando e que a demanda pelo peixe na alimentação deve aumentar ainda mais, o que representa ótima oportunidade produtiva. “Vamos suprir o consumo do alimento saudável com nosso trabalho, sem precisar importar peixes”, disse. Para ela, é fundamental a atuação dos parlamentares do Estado na interlocução com o governo federal para a liberação de recursos e outros incentivos aos pescadores.

A presidente da Colônia de Pescadores Z-07, de Aquidauana, Ebe de Almeida, ressaltou que “é na Assembleia Legislativa que os trabalhadores encontram respaldo para as lutas e reivindicações da categoria”. Já o prefeito de Anaurilândia, Wagner Guirado (PR), ressaltou que a realização da solenidade na Casa de Leis facilitou a participação de prefeitos e demais trabalhadores de todo o interior do Estado. “Assim, tivemos a chance de participar, o que também valoriza o Parlamento”, disse. O vereador Pedro Jovem dos Santos Junior (PMDB), de Bonito, lembrou que a superintendência regional da pesca fortalece os trabalhadores e os aproxima dos parlamentares e gestores públicos. Para Santos Junior, o reconhecimento do pescador profissional foi um avanço muito importante para toda a cadeia produtiva.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.