Para Tetila, crescimento do PIB não representa desenvolvimento

Imagem: Conforme Tetila, é importante buscar um novo indicador que reflita o desenvolvimento.
Conforme Tetila, é importante buscar um novo indicador que reflita o desenvolvimento.
19/03/2013 - 12:34 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Para muitos, o sucesso econômico de um país é medido pelo PIB (Produto Interno Bruto). Outros não o consideram o indicador mais importante. O deputado estadual Laerte Tetila (PT) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (19/3) para defender a desmistificação de que o crescimento do PIB significa desenvolvimento sustentável e social.

Tetila acredita que o crescimento é o espelho do sofrimento e não reflete o bem estar social da população. “O desenvolvimento é um processo de transformação econômica, social e ambiental, que implica na melhoria de vida da população”, disse.

Segundo o parlamentar, nos últimos dez anos mais da metade da população brasileira teve acréscimo em sua renda em 68%. “Isso significa distribuição de renda, que reflete na elevação da igualdade de oportunidades e redução da desigualdade social. Isso significa que o PIB não revela o real desenvolvimento”, explicou.

Se avaliar o desempenho do PIB da China e Índia em um primeiro momento pode impressionar, mas em uma análise é possível desmistificar. “Com o PIB próximo dos 10%, metade da população da Índia não conhece vaso sanitário. A China concentra riquezas e não faz a distribuição de renda.”

Para Tetila, é importante buscar um novo indicador que reflita o desenvolvimento. “Não podemos ficar a mercê desta armadilha. O povo brasileiro merece um desenvolvimento sustentável e social”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.