Dia do Operador Telemarketing no calendário de eventos de MS

Imagem: Deputado Junior Mochi solicitou inserção no Calendário de Eventos de MS do Dia Estadual do Operador de Telemarketing.
Deputado Junior Mochi solicitou inserção no Calendário de Eventos de MS do Dia Estadual do Operador de Telemarketing.
19/03/2013 - 15:35 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), apresentou um projeto de lei na sessão desta terça-feira (19/3), determinando a inserção no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul do Dia Estadual do Operador de Telemarketing.

De acordo com Mochi, a data deve ser comemorada em todo dia 4 de julho. Segundo o parlamentar, o Dia do Operador de Telemarketing já é celebrado atualmente em outros estados. Na ocasião os profissionais da área que mais emprega no País recebem felicitações.

Conforme Mochi, a profissão emprega cerca de 700 mil profissionais por todo o País. Os cargos são ocupados, em sua maioria, por jovens e adultos que buscam ingressar no mercado de trabalho. Estima-se que existam milhares de postos abertos no Brasil, uma ótima oportunidade para quem busca uma colocação ou primeiro emprego.

Antes a profissão era vista como uma carreira provisória e hoje é vista como promissora. Oferece atrativos como alta empregabilidade, oportunidade de aprimoramento profissional e flexibilidade de horário.

Primeiro serviço - Na justificativa da proposta do deputado Mochi consta que, segundo informações disponibilizadas pela pesquisadora Beatriz Florio, o primeiro serviço de Operador de Telemarketing data de 1880, quando um pasteleiro norte-americano decidiu oferecer seus produtos via telefone a seus clientes. A tática foi utilizada também pela empresa Ford, com o intuito de vender mais carros, na década de 70.

No entanto, foi na década de 1980 que surgiu o termo "telemarketing", e que o serviço de oferecer produtos por telefone ganhou força. Atualmente, os profissionais da área precisam ter muito jogo de cintura, paciência, empatia, equilíbrio e controle emocional, pois muitas vezes o interlocutor diz "não" ou age de maneira diferente da esperada.

“Ao oferecer seus serviços, o operador de telemarketing precisa transmitir autocontrole, entusiasmo e disposição, além de estar sempre bem informado para transmitir credibilidade”, frisa o deputado Junior Mochi.
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