Comissão de Direitos Humanos se reúne com Comitê da Verdade

Imagem: Reunião foi comandada pelo deputado Laerte Tetila, presidente da Comissão de Direitos Humanos.
Reunião foi comandada pelo deputado Laerte Tetila, presidente da Comissão de Direitos Humanos.
20/03/2013 - 19:18 Por: Marcelo Pereira    Foto: Marcelo Pereira

A Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa iniciou hoje (20/03) os trabalhos com o CMVJ/MS (Comitê Memória, Verdade e Justiça de Mato Grosso do Sul) para estabelecer um cronograma de ações voltadas para elucidar fatos e violações dos direitos humanos que ocorreram no período de 1946 a 1988 na região.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, deputado estadual Laerte Tetila (PT). “O encontro como fundamental para estabelecer ações que revelem parte da história de Mato Grosso do Sul esquecida ou ocultada, mas importante para a reparação dos direitos de cidadãs e cidadãos de nosso Estado”, destacou o deputado Tetila, que ressaltou a experiência dos membros do Comitê da Verdade para tratar da questão que é delicada, mas que deve ser conduzida de maneira ágil e eficiente.

A próxima reunião entre a Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos e o Comitê Memória, Verdade e Justiça vai colher informações sobre perseguição políticas ocorridas no início dos anos 80 que envolvem o incêndio na sede do Partido dos Trabalhadores, cujas evidências apontam para uma tentativa criminosa e perseguição política. O depoente será o coordenador de Meio Ambiente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Borralho, que na época era vice-presidente do Diretório Municipal do PT.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.