Pioneiro, Seminário de Vereadores de MS é uma vitrine

Imagem: Nesta quinta-feira teve início a abertura oficial do evento na Assembleia.
Nesta quinta-feira teve início a abertura oficial do evento na Assembleia.
21/03/2013 - 11:09 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Com 646 vereadores inscritos até o momento, plenário lotado e outros vereadores acompanhando a cerimônia por meio de um telão instalado no saguão da Assembleia Legislativa, teve início nesta quinta-feira (21) a abertura oficial da 9ª edição do Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul. O seminário acontece nesta quinta (21/3) e sexta-feira (22/3).

O pioneirismo da Casa de Leis mereceu destaque na cerimônia. “Mato Grosso do Sul é o Estado pioneiro nesse evento. É uma satisfação muito grande ver a casa cheia, principalmente de novos vereadores”, lembrou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB).

Para Jerson, o seminário é um sucesso porque os vereadores souberam reconhecer a importância da qualificação. “Cada ano estamos preparando uma nova didática. O vereador é o interlocutor da sociedade. Há um reconhecimento dessa Casa da grandiosidade do trabalho do parlamentar municipal”, disse.

A diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel, explicou que uma diferença da 9ª edição do seminário é o enfoque nos vereadores que estão no primeiro mandato. “Ano passado foi eleitoral e fizemos o seminário direcionado a preparar os vereadores para aquele momento, agora temos muitos vereadores novos. Ontem, fizemos um encontro com esses novos parlamentares para estudarem sobre Regimento Interno e Lei Orgânica”, contou.

Segundo o presidente da Abel (Associação das Escolas do Legislativo e de Contas), Florian Augusto Madruga, o Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul é um exemplo que está sendo copiado por outras Assembleias Legislativas. “Foi a primeira Assembleia que realizou seminário voltado para os vereadores. Serviu de exemplo para outras Assembleias, que já realizaram Seminário de Vereadores. Duas assembleias realizaram pela 1ª vez este ano: a do Rio de Janeiro e de Roraima”, afirmou.

É a 8ª vez que ele participa do Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul e não faltam elogios quando ele fala sobre o evento. “O nível dos palestrantes é muito bom. Mato Grosso do Sul tem um território imenso e grande distância entre os municípios e percebemos a presença maciça da maioria dos vereadores”.

“Entendo que a educação está mudando a face do legislativo. Vereadores vão receber informações de como exercer bem o mandato. Uma nação não se desenvolve se não for por meio da educação”, acrescentou.

Qualificação - O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Joenildo de Souza Chaves, destacou a importância da qualificação dos parlamentares para evitar cometer erros por falta de conhecimento, ainda mais em uma época em que a população está mais consciente e participando das causas sociais.

“Às vezes, como julgador, tenho observado que muitos casos têm sido causados não por ato doloso, mas por desconhecimento. Aí vejo a importância de atos como esse”, declarou.

Tesoureira da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), a vereadora Professora Rose (PSDB), de Campo Grande, destacou que o evento traz para a Assembleia Legislativa palestrantes qualificados que podem preparar os vereadores para um mandato melhor. “Dessa forma vocês não beneficiam só os vereadores, mas mais de 1,7 milhão de pessoas, que são quem esses vereadores representam”, ressaltou.

“Cada dia precisamos estar mais preparados, pois estamos sendo mais cobrados. Precisamos resgatar a imagem que o político merece ter. Estamos passando por momento difícil”, frisou.

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou a importância do Poder Legislativo em todos os níveis. “Todos os municípios estão representados. Não tem nada mais representativo que o crivo do voto que legitimou cada um de vocês. A verdadeira sociedade está representada nas casas legislativas”.

Ele ressaltou ainda que o papel do vereador é ser a ligação entre a sociedade e os poderes constituídos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.