Acesso à universidade é principal reivindicação da juventude

Imagem: Kemp destacou aos parlamentares principais sugestões apresentadas em audiência pública realizada mês passado.
Kemp destacou aos parlamentares principais sugestões apresentadas em audiência pública realizada mês passado.
02/04/2013 - 12:12 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O acesso à universidade pública é estratégico em um Estado comprometido com a juventude. Essa é a principal preocupação e reivindicação da juventude sul-mato-grossense. Na sessão desta terça-feira (2/4), o deputado Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Casa, usou a tribuna para informar as principais sugestões propostas pelos participantes da audiência pública denominada “Políticas Públicas para a Juventude – Avaliação e Desafios”, realizada no mês passado na Assembleia Legislativa.

“Avaliamos as políticas públicas voltadas para a juventude. Ouvimos dos jovens quais são as suas necessidades. Ao final da audiência, levantamos 41 sugestões dos jovens representantes de 20 municípios, de diferentes segmentos, classes sociais e etnias. Essas propostas serão encaminhadas aos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul e ao governo do Estado, para que sirvam de subsídios na elaboração de políticas públicas para atender a juventude”, explicou.

A violência cometida contra jovens indígenas e negros foi uma das preocupações levantadas durante a audiência. “Houve um clamor da juventude para que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública possa desenvolver ações de combate e enfrentamento a esta violência”, afirmou.

Outra reivindicação apresentada foi a assistência aos acadêmicos. “Muitos jovens passam a residir na Capital e nas cidades polos do Estado para fazer uma faculdade e encontram dificuldade para se manter. Eles clamam por assistência na área do transporte escolar, moradia e alimentação”.

Os jovens também pediram mais investimentos na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), principalmente na unidade de Campo Grande, que não tem sede própria. De acordo com Kemp, três documentos serão anexados ao relatório final da audiência pública. “Os documentos citam as principais reivindicações dos acadêmicos da UEMS, da Pastoral da Juventude e do Movimento Jornada de Lutas da Juventude Brasileira de Mato Grosso do Sul. São documentos que exigem políticas públicas para que a juventude possa superar condições de exclusão, de miséria e de violência. A grande reivindicação é o acesso à universidade”, destacou.

A criação da Secretaria Estadual da Juventude faz parte das sugestões propostas durante a audiência. “Tramita na Assembleia Legislativa um projeto do Executivo que reorganiza a estrutura administrativa do governo e cria a Secretaria Extraordinária da Juventude. Os jovens presentes na audiência pediram que esta secretaria não seja apenas para acomodação política, mas um espaço para o desenvolvimento das políticas públicas para a juventude”, pontuou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.