Evento na Assembleia desperta consciência sobre autismo

Imagem: Deputados Marquinhos Trad e Dione Hashioka com presidente da Ama.
Deputados Marquinhos Trad e Dione Hashioka com presidente da Ama.
02/04/2013 - 21:24 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa comemorou nesta terça-feira (2/4) o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A cerimônia foi realizada em conjunto com a Ama (Associação de Pais e Amigos do Autista), no plenário Júlio Maia.

Propositor da sessão solene, o deputado Marquinhos Trad (PMDB) explicou que o objetivo do evento foi o de “despertar a consciência de uma sociedade que não sabe lidar com o autista”.

“Estamos tentando mostrar o trabalho feito pela Ama por meio da presidente Laurenice Rodrigues e do vice Rui Spinola que têm se dedicado de maneira generosa para ajudar aqueles que, muitas vezes, nem mesmo a família quer”, disse.

A presidente da Ama, Laurenice Rodrigues, afirmou que o evento é importante para chamar a atenção para a necessidade da entidade de ter uma nova sede. “Atendemos 65 autistas e temos uma fila de mais 65. Pretendemos atender 200 em uma nova sede, que será construída”, explicou.

O vice-presidente Rui Spinola lembrou que a sessão solene é importante para mostrar para a sociedade e para o poder público constituído a importância e necessidade de aumentar a extensão do trabalho em prol das pessoas com autismo.

Médico psiquiatra infantil, Rodrigo Abdo também falou como é importante que a população de Mato Grosso do Sul conheça a síndrome. “Poucos conhecem o autismo, mas é fundamental o diagnóstico precoce e políticas públicas para os autistas”.

Receberam certificado de honra ao mérito diversas personalidades que demonstraram solidariedade em favor das pessoas com transtorno invasivo do desenvolvimento e psicose infantil.

“A Assembleia Legislativa com essa iniciativa mostra a importância de nos mostrarmos abertos para aceitar o autista”, afirmou a coordenadora de articulação institucional da Setass (Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social), Ana Maria Marques Dib.

Uma das homenageadas foi a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Dione Hashioka (PSDB), autora do projeto de lei que criou a Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo em Mato Grosso do Sul.

A lista de homenageados tem ainda o governador André Puccinelli, deputado Marquinhos Trad; deputado federal Fabio Trad, prefeito Alcides Bernal; secretária municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Thais Helena; secretário municipal de Educação, José Chadid; secretário municipal de Saúde Pública, Ivandro Corrêa Fonseca e a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib.

Receberam também o certificado de honra ao mérito o diretor interventor da Enersul (Empresa de Energia Elétrica de MS), Jerson Kelman; diretor da Sanesul (Empresa de Saneamento de MS), José Carlos Barbosa; Yure Guimarães, da Zarabatana; delegado da Receita Federal Flavio de Barros Cunha; promotor da Justiça do Trabalho Hiran Sebastião Filho; arquiteto e urbanista Augusto Portugal; e o procurador geral do Ministério Público do Trabalho Celso Henrique Rodrigues Fortes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o autismo é uma síndrome presente desde o nascimento e se manifesta invariavelmente antes dos 30 anos de idade. Ela caracteriza-se por respostas anormais a estímulos auditivos ou visuais e por problemas graves à compreensão da linguagem falada e de relacionamento social, entre outros.

As pessoas com a síndrome necessitam de um acompanhamento multidisciplinar, com psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

O autismo geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e atinge cinco a cada 10 mil nascidos. Existem quase 2 milhões de brasileiros e cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo com a síndrome.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.