Deputado Eduardo Rocha sugere criar comissão para ir a Brasília

Imagem: Rocha teme perda para Mato Grosso do Sul, que pode enfrentar desigualdade perante estados como São Paulo, por exemplo.
Rocha teme perda para Mato Grosso do Sul, que pode enfrentar desigualdade perante estados como São Paulo, por exemplo.
11/04/2013 - 12:32 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Preocupado com a proposta de unificação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os Estados, o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Rocha, propôs nesta quinta-feira (11/4) que o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), nomeie uma comissão para ir até Brasília (DF) para discutir o assunto.

A unificação da alíquota de ICMS irá prejudicar Mato Grosso do Sul que não conseguirá mais atrair indústrias por meio de descontos ou isenção do imposto. A isenção é um dos principais instrumentos do Estado para atrair investimentos.

Sem o incentivo, as indústrias vão preferir ficar nos grandes mercados consumidores como Rio de Janeiro e São Paulo, reduzindo os custos de logística. “Mato Grosso do Sul vai perder muito. Como vamos enfrentar o poderoso Estado de São Paulo?”, questionou.

Eduardo Rocha disse que a bancada federal estará unida contra a unificação da alíquota, mas que a Assembleia Legislativa e as prefeituras também devem fazer pressão contra a proposta.

“As prefeituras vão perder muito [se houver a unificação da alíquota], muitas não vão conseguir pagar a folha. As indústrias não virão mais e as que aqui estão poderão ir embora”, disse. “Imagina quantos empregos vamos perder”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.