Comissão da AL acompanhará negociação salarial de policiais

Imagem: Representantes da categoria querem apoio dos parlamentares junto na intervenção junto ao governador.
Representantes da categoria querem apoio dos parlamentares junto na intervenção junto ao governador.
16/04/2013 - 12:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa irá acompanhar a negociação salarial entre a Polícia Civil e governo do Estado. Na sessão desta terça-feira (16/4), representantes da categoria pediram apoio dos deputados estaduais na intervenção junto ao governador André Puccinelli.

Os policiais civis reivindicam um reajuste de 25% no salário, que atualmente se aproxima de R$ 2,3 mil. Segundo o presidente do Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Alexandre Barbosa da Silva, no último dia 4 de março, o governo propôs um aumento de 5%. “Uma proposta indecente. O salário do policial civil do Estado é o 25º do país. Merecemos muito mais”, disse Alexandre.

Presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civil das Regiões Centro-Oeste e Norte, Divinato da Consolação Ferreira pontuou outros problemas enfrentados pela categoria. “Viaturas em péssimo estado de conservação, delegacias sem infraestrutura e policiais acumulando a função de agente penitenciário. Todo salário é pouco por aquilo que um policial enfrenta, pois nada paga sua vida”, destacou.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa designou a Comissão de Segurança Pública para acompanhar a negociação salarial. “Vamos buscar o diálogo para convencer o governador André Puccinelli a aplicar um reajuste de 25% no salário dos policiais civis. Acreditamos que um bom governo precisa pagar bem seus servidores”, afirmou o deputado Cabo Almi (PT), presidente da comissão.

Caso não haja negociação por parte do governo, os policiais ameaçam entrar em greve a partir do dia 2 de maio.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.