Segurança na região de fronteira é tema de audiência na ALMS

Imagem: Deputado Cabo Almi, presidente da Comissão de Segurança Pública, propôs a audiência.
Deputado Cabo Almi, presidente da Comissão de Segurança Pública, propôs a audiência.
25/04/2013 - 12:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O PEF (Plano Estratégico de Fronteira) foi criado pela necessidade de o Brasil reforçar a presença nos 16.880 quilômetros de fronteira terrestre com países vizinhos. Desde junho de 2011, o governo federal passou a integrar as ações para combater os crimes na região de fronteira, como tráfico de drogas e contrabando de armas. A Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizará na próxima segunda-feira (29/4), a partir das 8h, uma audiência pública para discutir o andamento destas ações e projetos de segurança pública na região de fronteira.

“Como está o andamento dos projetos de segurança pública? Quais são os investimentos? Estas perguntas serão respondidas durante a audiência pública. Sabemos que para combater a violência há um conjunto de políticas e projetos do governo federal, que visam garantir a presença permanente das instituições policiais e de fiscalização na região de fronteira do Brasil”, disse o presidente da comissão, deputado Cabo Almi (PT).

Segundo o parlamentar, já foram confirmadas as presenças de Regina Miki, secretária nacional de segurança pública do Ministério da Justiça, representando o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso; do General de Exército João Francisco Ferreira, comandante do CMO (Comando Militar do Oeste); de Edgar Paulo Marcon, superintendente regional da Polícia Federal; Wantuir Francisco Brasil Jacini, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública; Ciro Vieira Ferreira, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, e representantes do Senado, da Câmara Federal e das comissões de Segurança Pública das Assembleias Legislativas.

Ainda na segunda-feira, às 13h, acontecerá a 3ª Reunião do Fórum Legislativo de Segurança Pública para a Região Centro-Oeste. O objetivo do fórum é promover o intercâmbio de experiências relacionadas às questões de defesa social, estudar propostas de aprimoramento das políticas de segurança pública dos estados da região Centro-Oeste e acompanhar os projetos do governo federal relacionados à segurança pública.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.