Emenda de Orro aperfeiçoa projeto sobre prevenção a incêndio

Imagem: Felipe Orro quer o uso de rádio comunicado ou equipamento similar em boates.
Felipe Orro quer o uso de rádio comunicado ou equipamento similar em boates.
25/04/2013 - 16:47 Por: Nathália Barros    Foto: Giuliano Lopes

Com a apresentação de uma emenda aditiva, o deputado estadual Felipe Orro (PDT) busca aprimorar o Projeto de Lei 44/2013, que trata sobre a obrigatoriedade de instalação de placas informativas em bares, boates, casas noturnas e estabelecimentos similares.

Pela alteração, todos os componentes da equipe de segurança, funcionários da portaria e administração dos estabelecimentos, devem estar, obrigatoriamente, utilizando rádio comunicador ou equipamento similar, que permitam a comunicação imediata entre os mesmos em caso de emergência.

Orro justifica a medida levando em consideração o depoimento dos sobreviventes da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrida em 27 de janeiro deste ano, que provocou a morte de 241 jovens.

“Quem sobreviveu conta que os funcionários da portaria levaram mais de dois minutos para liberar a saída dos frequentadores, porque não sabiam que no interior da boate um incêndio havia sido iniciado”, comenta Orro. Baseado nas apurações da perícia técnica feitas no local, foi constatado que a presença do equipamento de comunicação poderia colaborar para a salvação de mais de 140 vidas.

Para o parlamentar, a obrigatoriedade da utilização de instrumento de comunicação vai contribuir para a segurança dos frequentadores, permitindo maior agilidade em casos de urgência e emergência.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.