AL homenageia líderes comunitários com entrega de medalha

Imagem: Líderes comunitários foram homenageados em sessão solene na Assembleia.
Líderes comunitários foram homenageados em sessão solene na Assembleia.
08/05/2013 - 20:14 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Roberto Higa

Líderes comunitários de diversos bairros de Campo Grande foram homenageados na noite desta quarta-feira (8/5) na Assembleia Legislativa, durante sessão solene de entrega da Medalha Francisco Vilson Vilharva Barros. O evento foi proposto pelo deputado estadual Cabo Almi (PT) e reuniu centenas de pessoas na Casa de Leis. Cerca de 70 pessoas foram homenageadas.

Segundo o parlamentar, o objetivo do evento é homenagear pessoas que exercem grande importância no dia a dia de suas comunidades, atendendo aos anseios dos moradores. “Essa é uma justa homenagem a essas pessoas que, anonimamente, lutam para conseguir benefícios para seus bairros. O líder comunitário é o elemento de ligação da comunidade com os poderes públicos e, geralmente, é o primeiro a receber as reivindicações da comunidade. A maioria deles nem recebe salário, mas não desiste de lutar pelo seu povo. É a peça de mobilização mais rápida no processo de solução dos problemas comunitários”, diz.

O deputado é autor do Projeto de Resolução que criou a Medalha com o intuito de homenagear as lideranças comunitárias. O petista também é autor da lei 4.104 de 2011, que instituiu o Dia Estadual do Líder Comunitário, comemorado no dia 25 de agosto.

Para o homenageado Antônio Carlos Rodrigues de Farias, presidente da Associação de Moradores do Jardim Petrópolis, a homenagem é uma forma de valorizar os líderes comunitários. “Com esse gesto, os nossos parlamentares reconhecem o trabalho que desenvolvemos junto à comunidade e isso é muito gratificante. Como liderança, nos esforçamos muito para desenvolver nosso trabalho nas comunidades e a luta não é fácil, por isso, receber uma honraria como essa nos motiva a continuar trabalhando”, afirma.

O presidente da Umam (União Municipal das Associações de Moradores), José Gondim dos Santos, também foi um dos homenageados. Segundo ele, o trabalho das lideranças não é fácil e nem sempre recebe o merecido reconhecimento da sociedade e do poder público. “Essa homenagem representa o respeito da Assembleia Legislativa ao trabalho desenvolvido pelo movimento comunitário e isso nos ajuda a divulgar nossa luta. Essa homenagem que recebemos é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Umam e isso nos deixa muitos felizes”, conclui.

Medalha - Francisco Vilson Vilharva Barros foi líder comunitário em Campo Grande. Natural de Dourados, mas radicado na Capital, criou a Associação de Moradores do bairro Dom Antônio Barbosa. Segundo Cabo Almi, ele representa a história de lutas de quem se dedica à causa.

Além de ficar por dez anos à frente da associação criada por ele, Fernando Vilson foi presidente do Conselho de Segurança do Anhanduizinho por oito anos; fundou a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado e foi membro da diretoria da Confederação das Federações dos Conselhos de Segurança Pública do Brasil.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.