Emoção marca entrega da medalha “Zilda Arns” na Assembleia

Imagem: Plenário lotado na sessão solene para entrega da medalha.
Plenário lotado na sessão solene para entrega da medalha.
15/05/2013 - 21:28 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa homenageou com a medalha “Zilda Arns” as pessoas que se destacam em trabalhos, ações e projetos sociais relevantes voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. O evento foi realizado nesta noite de quarta-feira (15/5), no plenário Júlio Maia.

Propositora do evento, a 3ª vice-presidente da Casa de Leis, deputada Mara Caseiro (PTdoB), destacou a importância da premiação. “É a valorização de quem realiza um trabalho de excelência em se dedicar ao próximo”, disse.

Mara lembrou que a medalha foi proposta pela ex-deputada Celina Jallad e teve como co-autores os então deputados Diogo Tita (MD, antigo PPS), Amarildo Cruz (PT), Dione Hashioka (PSDB), Marcio Fernandes (PTdoB), Paulo Duarte (PT), Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (PSDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB).

A deputada Mara Caseiro fez questão de destacar a história de vida de Zilda Arns e que ela morreu trabalhando em prol dos pobres. Ela faleceu em janeiro de 2010, na época em que implantava a Pastoral da Criança no Haiti. “Essa ilustre brasileira morreu fazendo o que mais gostava”, afirmou Mara.

O arcebispo emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, foi um dos homenageados com a honraria. Ele também falou sobre o trabalho de Zilda Arns para combater a mortalidade infantil, a desnutrição e a violência. “Foi uma grande brasileira que dedicou toda a vida a valorização dos pobres”.

Dom Vitório disse ainda que Zilda Arns merecia além da medalha com o nome dela, uma estátua em uma praça de Campo Grande, cercada por crianças.

A Irmã Aguida Maria Tardelli, do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças, de Chapadão do Sul, também recebeu a medalha. Ela coordena a unidade que, desde 1996, atende 250 crianças de 4 a 14 anos por meio de esporte, artesanato, música, dança e ensino religioso e moral.

“Trabalhamos com crianças de famílias de baixa renda. O nosso propósito é mudar a vida delas com coisas que levam as pessoas a pensar e agir, mas também com muita disciplina”, contou.

Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib foi outra homenageada. Ela destacou a importância das iniciativas de pessoas físicas para melhorar a vida de crianças carentes.

“Nós reconhecemos que como gestores públicos, sozinhos não damos conta do recado. Iniciativas que ajudem a melhorar a vida das pessoas são dignas de homenagem”, informou.

Coordenadora da Pastoral da Criança de Amambai, Dilva Moureira Soares explicou que a premiação serve de incentivo para continuar o trabalho. "É uma felicidade enorme. Eu imagino a doutora Zilda olhando, porque é um trabalho que estamos dando continuidade. Para nós essa medalha é uma motivação, um incentivo, a valorização do nosso trabalho. É uma injeção de ânimo”.

A Pastoral da Criança de Amambai atende, em média, 1.800 crianças por mês em 11 vilas na área urbana e três aldeias indígenas: Amambai, Jaguari e Limão Verde.

Zilda Arns criou a multimistura e desenvolveu uma metodologia baseada na educação, como a melhor forma de combater a maior parte das doenças. Ela foi agraciada com inúmeros prêmios internacionais e indicada para o Nobel da Paz.

O encerramento do evento foi coroado com a apresentação da orquestra de violões Alma Guarani, de Amambai.

Outros agraciados com a honraria foram Zilda Torres, Josefa Rosa Andrade Arruda, Rodrigo Lucchesi Cordeiro, Marlos da Silva Pereira, Rita Ribeiro Hashino Kuti, Ana Cristina Carneiro Dias e Renata Cortada Dupas.

A lista de homenageados tem ainda Milton Cáceres Júnior, Klaus Armin Simon, Leda Santiago Ramos, João Carlos Falle, Madalena Aparecida da Silva, Deise Alves Monteiro, Adriana dos Nascimento Lopez, Adercília Alves Gomes, Erivelton Alexandre Barbosa da Silva e o presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Joenildo de Sousa Chaves.

Também participaram da sessão solene os deputados Paulo Corrêa (PR), Marcio Monteiro (PSDB), Amarildo Cruz (PT), Professor Rinaldo (PSDB), Osvane Ramos (PTdoB), Eduardo Rocha (PMDB), Laerte Tetila (PT), Lauro Davi (PSB), Junior Mochi (PMDB), Dione Hashioka (PSDB) e Cabo Almi (PT).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.