Deputados vão a Brasília discutir demarcação de terras

Imagem: Governador André Puccinelli participou de reunião na Presidência da Assembleia Legislativa com deputados estaduais e produtores rurais
Governador André Puccinelli participou de reunião na Presidência da Assembleia Legislativa com deputados estaduais e produtores rurais
27/05/2013 - 12:59 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Com o objetivo de evitar novas invasões e conflitos fundiários, um grupo de parlamentares estaduais, liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), viajará para Brasília (DF) para duas agendas na terça-feira (28/5).

No período matutino, os deputados estaduais irão conversar com a bancada federal do agronegócio e à tarde terão uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

“A intenção é fazer com que o governo se sensibilize e disponibilize recursos para o fundo criado para a aquisição de terras e ampliação das aldeias indígenas”, explicou Jerson Domingos. Os deputados querem uma solução que garanta a indenização dos produtores que adquiriram as terras de boa-fé e também o fim do confinamento e do sofrimento indígena.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, não há outra solução para resolver o impasse além da aquisição de terras para os indígenas. “Eu vejo que Mato Grosso do Sul está à beira da uma guerra civil”, alertou.

Jerson ressalta ser preciso levar em consideração a peculiaridade de cada etnia indígena. “Reconhecemos que há um problema muito sério nas aldeias. Precisamos ter a concordância com os índios. Nossa solicitação é que a ministra também faça uma reunião com os indígenas com a presença dos deputados”, declarou.

Reunião – Nesta segunda-feira (27/5), deputados estaduais receberam na Presidência da Assembleia Legislativa o governador André Puccinelli, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, e o produtor rural e ex-deputado Ricardo Bacha. A reunião serviu para preparar um documento para ser levado à ministra Gleisi Hoffmann.

Neste mês, Ricardo Bacha teve uma fazenda invadida por índios e a família dele foi feita refém. A situação enfrentada na Fazenda Buriti, em Sidrolândia, revela o clima de tensão envolvendo indígenas e produtores rurais por conta da indefinição relacionada à questão fundiária indígena.

Participaram da reunião os deputados Jerson Domingos, Maurício Picarelli (PMDB), Pedro Kemp (PT), Osvane Ramos (PTdoB), Marcio Fernandes (PTdoB), Marcio Monteiro (PSDB), Junior Mochi (PMDB), Antônio Carlos Arroyo (PR) e Paulo Corrêa (PR).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.