Assembleia homenageia defensores do Meio Ambiente

Imagem: Troféu Marco Verde foi entregue às pessoas físicas e jurídicas que lutam em defesa do meio ambiente.
Troféu Marco Verde foi entregue às pessoas físicas e jurídicas que lutam em defesa do meio ambiente.
05/06/2013 - 20:49 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuilano Lopes

Com a entrega do Troféu Marco Verde Doutora Graziela Maciel Barroso, a Assembleia Legislativa homenageou nesta quarta-feira (5/6) as pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela relevante participação na defesa do Meio Ambiente. O troféu, entregue em cerimônia no plenário Julio Maia, foi criado por proposição dos deputados Laerte Tetila (PT) e Marcio Monteiro (PSDB).

“É o mínimo que podemos fazer principalmente em uma data como hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente. É um momento de reflexão e uma oportunidade de reconhecer os que se dedicam mais à questão ambiental”, afirmou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Marcio Monteiro.

Laerte Tetila explicou que a intenção foi de homenagear os grandes defensores do Meio Ambiente. “Já havíamos instituído o troféu em Dourados. Resolvemos trazer essa premiação para cá e o Marcio Monteiro tinha a intenção de homenagear a Graziela Maciel Barroso, defensora do Meio Ambiente”, contou.

Segundo o deputado, graças a iniciativas como a do empresário Romen Barleta, o município de Dourados chegou a figurar em primeiro lugar, empatado com Maringá, no ranking das cidades mais arborizadas do Brasil. Há quase duas décadas, Romen e outros empresários adquirem e distribuem gratuitamente mudas de árvores. Ao longo desse tempo, 11 mil mudas foram entregues.

“Eu vim do Estado de São Paulo já com essa ideia (de distribuir mudas). Aqui tem o costume de tomar tereré debaixo das árvores, mas vimos muitas árvores cortadas ou que foram derrubadas pelo vento e resolvemos tomar uma atitude. O Tetila era prefeito e nos deu muito incentivo”, ressaltou Romen.

A Coorepa (Cooperativa Recicla Paranaíba) também foi homenageada. Ela existe há três anos, emprega 20 pessoas e recolhe três toneladas de lixo por dia. “Nós montamos a cooperativa para ajudar as famílias que precisam de emprego. Não ajudamos só a gente, mas os nossos filhos e o futuro do nosso planeta. Temos que estar conscientes que temos que ajudar o Meio Ambiente. Estamos felizes com essa homenagem porque a nossa renda é pequena, mas mantemos viva a cooperativa por causa da nossa consciência. É uma honra e um orgulho receber esse prêmio”, afirmou a presidente da Coorepa, recicladora Luzia Sandra Nogueira da Costa.

Também foram homenageados Arnildo Pott; o Projeto Garça Branca, da Escola Municipal Neil Fioravanti de Dourados; Wallas Milfont; Marcio Ferreira Yule; Ibraim Godoy da Silva Neto; Fibria; Metal Frio Solutions; Lorivaldo Antonio de Paula; Cintia Bezerra Possas; Dilan de Andrade; Juarez Casser da Cunha; Helena Clara Kaplan; Márcia Pereira da Mata; Ariel Albrecht e a Águas Guariroba.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.